São Paulo, quinta-feira, 30 de abril de 2009

Texto Anterior | Índice

Estudos aquecem negociação da ONU sobre clima

DA REPORTAGEM LOCAL

O pacote da revista "Nature" com estudos e comentários sobre o aquecimento global foi publicado no mesmo mês em que efetivamente começaram as negociações em torno das metas de redução de gases-estufa -numa reunião em Bonn, na Alemanha.
No final deste ano, na conferência do clima em Copenhague, deve ser fechado o acordo entre os países -porém, até agora, tem-se evitado colocar propostas na mesa.
Apesar de a maioria dos comentários de seus colegas cientistas na "Nature" serem pessimistas, Malte Meinshausen não mostra desânimo. Ele diz considerar que o custo econômico da redução das emissões pode ser moderado, e está longe do que custará a compensação pelos prejuízos provocados pelo aquecimento global.

1,5ºC
As pequenas nações-ilhas e os países menos desenvolvidos -que sofrerão mais com os desastres climáticos- passaram a defender um aumento máximo da temperatura de 1,5ºC na conferência do clima da Polônia, em dezembro. Meinshausen diz que o estudo começou há três anos e, por isso, utilizou 2ºC. Porém, afirma que uma próxima pesquisa usará 1,5ºC.


Texto Anterior: Prazo para evitar perigo climático está quase no fim
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.