São Paulo, sábado, 30 de agosto de 2008

Texto Anterior | Índice

CLIMA

Polônia verá rascunho do pós-Kyoto

RENATE KRIEGER
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM ACRA (GANA)

A terceira de oito reuniões rumo a um novo acordo global de combate às mudanças climáticas acabou nesta semana em Acra, Gana, com sinais de que as negociações para o substituto do protocolo de Kyoto, a partir de 2013, estão acelerando. "Acabou a fase de brainstorming [proposição de idéias]", disse à Folha o diplomata brasileiro Luiz Alberto Figueiredo Machado, que preside o grupo que negocia o acordo pós-Kyoto.
Em dezembro, Figueiredo quer que os países fiquem prontos para começar a negociar o novo acordo. A rodada oficial de negociações terá início em Poznan, na Polônia.
"Teremos algo muito próximo da primeira versão do texto para as negociações", disse Yvo de Boer, secretário-executivo da Convenção do Clima das Nações Unidas. O novo acordo deve ficar pronto no fim de 2009, em Copenhague (Dinamarca).
De Boer disse à Folha que está "mais otimista" com o caminho das negociações. "Tivemos propostas muito específicas sobre financiamento, tecnologia e adaptação, especialmente vindas de países em desenvolvimento", explicou o holandês, citando dois mecanismos propostos pelos países em desenvolvimento para facilitar o financiamento e a transferência de tecnologias energéticas. Após a segunda etapa de reuniões, na Alemanha, De Boer havia criticado as nações, exortando-as a acelerar o entendimento e fazer propostas menos "vagas".


A jornalista Renate Krieger viajou a convite da Convenção do Clima da ONU


Texto Anterior: Algas podem gerar nova droga anti-HIV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.