São Paulo, sexta-feira, 30 de novembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

INTERNET

"Nature" e "Science" criam portal de informação científica para o 3º Mundo
Será anunciado em Londres na segunda-feira o lançamento do portal SciDevNet (www.scidev.net), patrocinado por duas das mais influentes publicações científicas do mundo, a "Nature" (Reino Unido) e a "Science" (EUA), em parceria com a Academia de Ciências do Terceiro Mundo. Seu objetivo é difundir informações e debates sobre ciência que sejam úteis no desenvolvimento de países periféricos, onde a difusão de trabalhos científicos é precária.
A "Nature" e a "Science", porém, só darão acesso gratuito por esse site a um "número limitado" de artigos, a cada semana. O texto completo das revistas e dos materiais que publicam on-line continuará dependendo de assinaturas pagas.
Além dos artigos, o portal oferece vários recursos para pesquisadores, professores, jornalistas e integrantes de governos de países em desenvolvimento. Por exemplo, dossiês sobre mudança climática, propriedade intelectual, ética em pesquisa e divulgação científica.
O projeto SciDevNet recebeu doações de US$ 2 milhões. Segundo disse à Folha o diretor do portal, David Dickson, é o bastante para 2,5 anos de atividade, com uma equipe de seis pessoas. Os fundos vieram de agências de desenvolvimento do Reino Unido, da Suécia e do Canadá.
Para Dickson, o site será importante "tanto para encurtar a "barreira de conhecimento" entre Norte e Sul quanto para disseminar uma consciência científica no tecido cultural de sociedades em desenvolvimento".
Revistas científicas como "Nature" e "Science" estão sofrendo pressão da própria comunidade científica, e não só de países pobres, para liberar o acesso a seu conteúdo pela internet. Com a recusa das editoras de pôr trabalhos à disposição na PLoS, sigla em inglês de Biblioteca Pública de Ciência (www.publiclibraryofscience.org), alguns cientistas chegaram a propor em setembro um boicote a essas revistas, informou a revista de divulgação britânica "New Scientist".
Segundo Michael Eisen, um biólogo da Universidade da Califórnia que ajudou a organizar a PLoS, as diferentes bases de dados das editoras dificultam as pesquisas bibliográficas.
(DA REDAÇÃO)