São Paulo, quarta-feira, 31 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BIOTECNOLOGIA

Estudo recriou vírus da pólio em laboratório

Congressistas dos EUA criticam pesquisa por medo do terrorismo

JENNIFER COUZIN
DA "SCIENCE NOW"

Um estudo recente na revista científica "Science", que descrevia a criação do vírus da pólio a partir de sequências de DNA disponíveis na internet, levou membros do Congresso dos EUA a questionar a divulgação de certos tipos de pesquisa e criticar a AAAS (Associação Americana para o Avanço da Ciência), que edita a revista.
O medo de que terroristas pudessem usar a técnica descrita na "Science" para criar armas biológicas fez com que deputados contestassem o princípio da publicação dos resultados, amplamente aceito pela comunidade científica.
Chamando a pesquisa de "um modelo que poderia ajudar terroristas a criar patógenos humanos de forma barata", o deputado republicano Dave Weldon, do Estado da Flórida, propôs uma moção criticando a AAAS.
A moção pede que as agências governamentais de fomento reconsiderem o modo de alocação de seus recursos. A pesquisa criticada por Weldon recebeu financiamento do próprio Departamento de Defesa dos EUA.
Coordenado por Eckard Wimmer, da Universidade Estadual de Nova York, o estudo fez pela primeira vez o que muitos cientistas já achavam possível: encomendou DNA de uma empresa e montou-o na forma de um vírus funcional da pólio.
"A técnica relatada na "Science" não é um método prático nem eficiente para fazer vírus mais complexos e letais", disse Alan Leshner, diretor-executivo da revista. Ele também afirmou que os métodos usados nessa pesquisa já tinham sido publicados antes.
Outros pesquisadores concordam, mas acusam a "Science" por outro motivo: eles dizem que o artigo tinha pouco valor científico. "Acho que fizeram isso como um golpe [para chamar a atenção"", afirmou Steven Block, biofísico da Universidade Stanford que tem assessorado o governo dos EUA sobre bioterrorismo.



Texto Anterior: Aeronáutica: Novo motor prepara aviação hipersônica
Próximo Texto: Panorâmica - Medicina: Britânicos criam terapia genética para fetos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.