UOL


São Paulo, quinta-feira, 31 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLIMA

Plano americano para reduzir emissões de carbono não afetaria país, diz estudo
Um análise interna feita por economistas da EPA (agência de proteção ambiental americana) constatou que um plano do Senado dos EUA para reduzir as emissões de dióxido de carbono, associadas ao aquecimento global, poderia atingir suas metas a um custo muito baixo.
A constatação vai de encontro às afirmações da administração de George W. Bush de que os benefícios ambientais do plano, que estabeleceria limites nas emissões dos gases-estufa, como o dióxido de carbono, viriam acompanhados de um custo alto para a economia.
Os resultados da análise da agência ambiental, datados de 23 de maio, nunca foram concluídos, e os analistas foram instruídos a não prosseguir com o estudo, disseram empregados da agência. Em junho, Christie Whitman, que era administradora da agência, enviou uma carta aos defensores da proposta, os senadores John McCain (do Partido Republicano) e Joseph Lieberman (do Partido Democrata), recusando-se a conduzir o estudo.
Na carta, Whitman disse que o Departamento de Energia já estava fazendo uma análise semelhante, que deveria trazer os mesmos resultados. Na verdade, o relatório do Departamento de Energia apontou um dano muito maior à economia americana do que as conclusões preliminares obtidas pela EPA. (DO "NEW YORK TIMES")


Texto Anterior: Panorâmica - Medicina: Israel combate câncer com luz solar
Próximo Texto: Biologia: Fêmeas nem sempre escolhem os mais fortes
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.