Índice geral Ciência + Saúde
Ciência + Saúde
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Saúde Responde

Mande sua pergunta para saude@uol.com.br ou al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900

Tenho 88 anos e há quatro anos tive herpes-zoster na região abdominal. As bolhas secaram, mas desde então sinto dores, queimação e pontadas. Minha qualidade de vida piorou muito. Já tomei vários remédios, mas nada resolveu. Solicito uma sugestão de tratamento.

O herpes-zoster é uma inflamação causada pelo vírus da catapora, que fica incubado em um nervo e provoca erupções na pele. Segundo Celso Granato, professor de infectologia da Unifesp, a dor que persiste após o desaparecimento das lesões é chamada de neurite pós-herpética e é mais comum em idosos, por causa da fragilidade do sistema imune. O tratamento é feito com remédios, mas, em casos extremos, pode ser considerada a retirada do nervo.

O médico recomenda ainda que o leitor participe de um grupo especializado em dor crônica -em São Paulo, por exemplo, há grupos no Hospital São Paulo e no Hospital das Clínicas.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.