Índice geral Comida
Comida
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Porre peronista

Bar de Buenos Aires lança cervejas temáticas em homenagem ao Partido Justicialista e a Evita

DENISE MOTA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"Desce uma Evita!" é um dos pedidos mais populares no Perón Perón, bar de Buenos Aires que tem como tema a doutrina política formulada pelo presidente Juan Domingo Perón (1895-1974).

Aberto há um ano, o comitê informal da militância peronista -não por acaso também o ponto de venda mais conhecido de um vinho chamado Justicialista- se lançou há poucas semanas no negócio da cerveja.

Idealizadas pelo produtor audiovisual Daniel Narezo, um dos donos do lugar, estão sempre prontas para aterrissar nas mesas a "golden ale" Evita, a "pale ale" Montonera, a "robust porter" 17 de Octubre e a "scotch" Doble K (com teor alcoólico de 7%).

"Os nomes têm a ver com as ideias que defendemos, e os rótulos trazem a iconografia da liturgia peronista", disse Narezo, 42, à Folha.

A bebida custa, em média, 40 pesos (R$ 17) o litro. E a Evita é a queridinha dos clientes -entre eles o atual ministro de Economia e futuro vice-presidente argentino, Amado Boudou, e Florencia Kirchner, filha da presidente.

"Em uma noite chegamos a vender cem litros só de Evita", afirma o dono.

Não só a decoração, o nome, as cervejas, o vinho e os clientes são peronistas. Também a localização do bar, em Palermo Hollywood, foi uma escolha "essencialmente peronista", pela concentração de moradores partidários às causas de Perón.

EXPANSÃO

Narezo planeja agora levar filiais do bar para Córdoba, La Plata, Mar del Plata e Neuquén. "Nós, peronistas, somos 54% dos habitantes", diz, em alusão ao porcentual de votos obtidos por Cristina Kirchner na última eleição.

Além disso, afirma, empresários brasileiros, da Espanha, da Alemanha e do México mostraram interesse nas cervejas. "A capacidade de fabricação artesanal é limitada, teríamos que nos associar a uma fábrica grande. Não sou contrário à ideia de massificar a cerveja, não se trata de um produto elitista. Aqui no bar elas saem mais do que a tradicional Quilmes."

-

Entenda a diferença entre os tipos de cerveja e veja os rótulos peronistas

folha.com/no1019297

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.