Índice geral Comida
Comida
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

A hora é agora

Importadoras dão descontos de até 70% para queimar o estoque de vinhos; três especialistas percorreram 20 lojas para indicar alguns rótulos que realmente valem a pena comprar

DE SÃO PAULO

Para desovar o estoque encalhado ou vender os vinhos de safras recentes que estão próximos de perder a validade, as importadoras tradicionalmente promovem a liquidação de janeiro, com descontos que chegam a 70%.

A pedido da Folha, a colunista Patrícia Jota, o crítico e professor da pós-graduação em vinhos do Senac Aguinaldo Záckia Albert e a sommelière do restaurante Vito, Helena Mattar, percorreram 20 lojas para escolher 24 rótulos que valem a pena comprar -e dizem o porquê, além de indicar os pratos que caem bem com as recomendações.

Uma das dicas dos especialistas é que, no mundo dos vinhos, preço alto não é garantia de qualidade. Um terço das sugestões abaixo custam menos de R$ 42.

Como a maioria dos tintos e brancos são produzidos para o consumo a curto prazo, o ideal é que as garrafas sejam abertas ainda neste ano. Segundo a crítica inglesa Jancis Robinson, só 10% dos tintos e 5% dos brancos devem ser abertos depois de cinco anos. E apenas 1% dos vinhos fica, de fato, melhor depois de uma década da colheita.

Veja a lista completa dos vinhos em promoção por importadora

folha.com/no1035192

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.