Índice geral Comida
Comida
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

'Enciclopédia do Vinho', de Johnson, sai em português

Livro revisado desde seu lançamento, em 1983, alcança a sexta edição

Desafio é transmitir mudanças de gosto que, para Hugh Johnson, ameaçam 'dividir os dois lados do Atlântico'

CRISTIANA COUTO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O profissional e o apaixonado por vinhos já podem abrir espaço em suas estantes para mais uma publicação fundamental do setor.

A "Enciclopédia do Vinho", do britânico Hugh Johnson, acaba de ser traduzida pela editora Senac.

Em sua sexta edição, "Hugh Johnson's Wine Companion" (o título original) está, ao lado de "The History of Wine" ("A História do Vinho") e de "World Atlas of Wine" ("Atlas Mundial do Vinho", atualmente em parceria com a inglesa crítica de vinhos Jancis Robinson), entre suas obras de maior sucesso. Sucesso esse que justificou, também, traduções recentes dos livros para o português.

Abrangente e ao mesmo tempo concisa, a "Enciclopédia do Vinho" vem sendo sistematicamente revisada desde seu lançamento, em 1983.

Pela ambição do projeto -discorrer virtualmente sobre todas as regiões vinícolas, produtores e seus vinhos em busca de um retrato da atual indústria vitivinícola-, Hugh Johnson contou com o especialista Stephen Brook para essa última atualização, de 2009. Um dos desafios é transmitir ao leitor as mudanças de gosto que, segundo Johnson, ameaçam neste início de século "dividir os dois lados do Atlântico".

Mas, na introdução da obra e numa referência direta a Robert Parker, de quem é opositor confesso, Johnson consegue mais do que justificar este cenário: "Influentes críticos norte-americanos estão avaliando os vinhos mais pelo impacto que causam do que pelas características que os tornam bons companheiros: a capacidade de seduzir e cativar, acompanhar comida e matar a sede". Aqui, ele sintetiza sua própria filosofia de trabalho, que o consagrou um dos mais respeitados especialistas de vinhos do mundo e que, por sua vez, se traduz na enorme seleção de vinhos que recheia esse livro.

"Enciclopédia" também procura atrair o leitor não especializado. Johnson explica o que é o vinho moderno, os princípios de sua elaboração e as principais uvas plantadas hoje. Não por acaso, o autor ganhou, certa vez, uma feliz comparação: "Hugh Johnson e Jancis Robinson são o Bordeaux e a Borgonha dos escritores de vinhos".

Enciclopédia do Vinho

AUTOR Hugh Johnson
TRADUÇÃO Carlos Szlak, Fernando Janson e Janaína Marcoantonio
EDITORA Senac São Paulo
PREÇO R$ 139,90 (672 págs.)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.