Índice geral Comida
Comida
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Chef toscano assume cozinha do tradicional Terraço Itália

RAFAEL TONON
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O 42º andar do Edifício Itália tem um novo residente. Recém-egresso da Itália, o toscano Pasquale Mancini, 53, acaba de assumir a cozinha do Terraço Itália (av. Ipiranga, 344; tel. 0/xx/11/2189-2929), restaurante que em setembro completa 45 anos e, além de ponto turístico, se tornou um dos mais tradicionais da cidade.

Em conversa com a Folha, Mancini disse que vai trazer suas referências gastronômicas da Toscana para o cardápio. A região é conhecida por sua forte ligação com os ingredientes do campo (como legumes e verduras) e pela carne de alta qualidade.

"Nossa filosofia é buscar os ingredientes simples, fazer com que cada pessoa consiga sentir todos os sabores contidos em uma receita."

Sua primeira missão deve ser um cardápio de sopas a ser lançado para o inverno. "A Toscana é muito conhecida por sua variedade de sopas, como a 'ribolita', com feijões e legumes, e a 'pappa al pomodoro', feita de tomate, pão italiano e manjericão".

O chef diz que ficou feliz ao encontrar no Brasil matéria-prima de altíssima qualidade nos mercados paulistas.

VIDA

Nascido em Arezzo, na Toscana, foi na capital Florença que Mancini começou a trabalhar em restaurantes aos 14 anos. No salão do Il Fagioli, uma trattoria no centro da cidade, começou ajudando os garçons. Depois de 22 anos, saiu de lá como sócio.

Passou uma temporada no La Chiusa, em Montefollonico, no interior -que já teve uma estrela no "Michelin".

Não é a primeira vez que o chef trabalha no Brasil. No ano passado, assinou um cardápio para o Nico Pasta & Basta, no Ipiranga.

Confira receita do chef
folha.com/no1079338

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.