Índice geral Comida
Comida
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Cozinha a 300 km/h

F-1 lança livro de receitas servidas a pilotos e mecânicos na temporada do ano passado, muitas com toques do local da corrida, como o frango com abacate do GP de Interlagos

FÁBIO SEIXAS
DO RIO

Na F-1 funciona assim: ou você se vira pelo paddock ou atravessa o túnel para comer no meio dos torcedores.

A terceira opção é a fome.

A segunda, registre-se, não é de toda ruim. Pelo contrário. Uma "bratwurst" (salsicha alemã) atrás das arquibancadas de Nürburgring ou uma "piadina" (pão italiano) no Parco di Monza são sempre bem-vindos.

O problema é que não dá para fazer todo dia: as enormes filas não combinam com a pressa e a correria de quem está ali para trabalhar.

Assim, para a turma que rala na F-1 -mecânicos, engenheiros, técnicos, dirigentes, pilotos e jornalistas-, comida é nos caminhões. Ou nos "motorhomes", estruturas que às vezes demoram dias para serem montadas.

Da necessidade, surgiram as cozinhas das escuderias e dos fornecedores da categoria. E, como tudo naquele ambiente, virou competição.

O resultado é delicioso.

Das massas da Ferrari ao tiramisu da Renault, hoje Lotus. Dos "amuse-bouche" da Red Bull ao expresso servido pela Toro Rosso, o melhor desde os tempos de Minardi.

Virou, também, livro.

Fornecedora de pneus da F-1, a Pirelli lança hoje "Miles and Meals" ("Milhas e Refeições", em português). O cenário é o principado de Mônaco, onde domingo acontece a sexta prova do Mundial.

São 90 páginas, com algumas receitas do que foi servido pela fornecedora de pneus na temporada do ano passado. Todas acompanhadas de explicações do chef Fabrizio Tanfani, 39, italiano da Toscana com passagens por restaurantes dos EUA, da Suíça, da Espanha e de seu país.

"Do momento em que colocamos os pés num circuito até o início de um GP, o trabalho é muito intenso. Temos de montar a cozinha, organizar os pedidos e então sair às compras. E isso significa comprar tudo", conta Tanfani, na abertura do livro.

Assim, a cada GP a cozinha carrega nos toques locais.

TROPICAL

Em Interlagos, o prato escolhido foi uma salada de peito de frango com generosas fatias de abacate, manga e palmito. "Fiz esse prato por causa do clima quente. O colorido é uma homenagem à fauna e à flora", explica.

Na Coreia do Sul, Tanfani preparou filés de porco recheados com presunto "speck" ao molho de redução de vinho. Na Espanha, um carpaccio de peito de ganso com creme de laranja e azeite balsâmico servido sobre endívias.

O livro traz o capricho editorial dos festejados calendários Pirelli, mesclando imagens da rotina da F-1 com ensaios em que os ingredientes representam cenas das corridas: largadas, pit stops, ultrapassagens, disputas.

Por ora, "Miles and Meals" será distribuído apenas para convidados da Pirelli. Mas nas próximas semanas, as receitas estarão na seção "F1" em www.pirelli.com.

Afinal, de fechado e exclusivo, basta o paddock.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.