Índice geral Comida
Comida
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crítica / Livro

Murakami usa viagem ao Japão para contar a história do premiado Kinoshita

CRISTIANA COUTO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"A arte da cozinha é a arte do improviso", diz o chef Tsuyoshi Murakami, logo nas primeiras páginas do livro "Kinoshita e o Jazz de Murakami", lançado ontem.

A referência ao jazz é a metáfora preferida deste cozinheiro sempre que o assunto é a cozinha japonesa que pratica em seu premiado restaurante Kinoshita, em São Paulo.

É matéria-prima também do bem cuidado texto de seu primeiro livro, escrito pelo jornalista João Gabriel de Lima.

Mas Kinoshita não é apenas a história do restaurante e de seu chef, nascido no Japão e criado no Rio. Com os fios que unem a história de Murakami à do sogro (o já falecido Toshio Kinoshita, ex-barbeiro que abriu um restaurante em 1978 na Liberdade), João Gabriel entrelaça também uma viagem ao Japão ao lado do cozinheiro e de seu sócio, Marcelo Fernandes.

A possibilidade de conhecer o país e sua gastronomia pelas mãos de Murakami não só oferece uma saborosa leitura como ajuda a tecer um retrato privilegiado do chef.

De Tóquio, onde foi enviado pelo pai para aprender o ofício de cozinheiro aos 19 anos, Mura, como é conhecido, partiu para Nova York e Barcelona antes de voltar ao Brasil, quatro anos depois.

Em 1994, foi trabalhar no pequeno e respeitado Kinoshita. Ali, casou-se com a filha do patrão, Suzana, construiu seu estilo de cozinha e tornou-se conhecido na cidade.

Em 2008, consagrou-se como um dos melhores cozinheiros da capital ao associar-se a Fernandes e levar o Kinoshita para o badalado bairro da Vila Nova Conceição. É sobre a construção dessa partitura gastronômica (para tomar emprestado o recurso do autor) que João Gabriel se debruça em todo o livro.

O resultado é a cozinha "kappo" do Kinoshita, que o leitor poderá apreciar, também, a partir de 29 receitas, fotos da viagem (infelizmente sem legendas) e um DVD (do cineasta Marcos Aslan).

KINOSHITA E O JAZZ DE MURAKAMI
AUTOR João Gabriel de Lima
EDITORA Editora Bei (252 páginas)
PREÇO R$ 160

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.