São Paulo, quinta-feira, 10 de novembro de 2011

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Clube envia bebidas aos participantes

Sommeliers fazem seleções de vinhos e cervejas que iniciantes cadastrados receberão em casa periodicamente

Para especialista, sistema pode deixar os novatos 'preguiçosos', por não se envolverem com escolha dos rótulos

MARÍLIA MIRAGAIA

DE SÃO PAULO

"Sempre ouvi histórias sobre o leiteiro que fazia entregas na casa da minha mãe. Um dia, eu pensei: 'seria melhor se fosse cerveja'". Foi em março deste ano que a sommelière de cervejas Natasha Menéndez, 23, transformou a ideia em negócio.
Trata-se do Club da Cerveja, que envia a seus associados, mensalmente -e em casa-, duas garrafas da bebida selecionadas por essa especialista -paga-se R$ 45 por mês por uma assinatura que dura até seis meses.
Conhecer rótulos de diversas origens e estilos pode ser alternativa para que amadores ganhem confiança e construam repertório próprio.
A conveniência e a chance de explorar esse universo com orientação de especialistas também atraem adeptos a essas "confrarias" que se dedicam ao vinho -estas, já mais populares no país.
"Quem compraria um vinho grego? Eu recebo garrafas que dificilmente compraria. E tenho ótimas surpresas", conta Sheila Clezar, 43, executiva da área de seguros, que participa da Sociedade da Mesa há nove anos.

BOM NEGÓCIO
Geralmente, clientes podem encontrar valores inferiores aos preços médios do mercado graças ao grande volume negociado por essas sociedades. Elas fornecem, ainda, informações sobre origem e estilo da bebida e dicas sobre como armazená-la.
Se por um lado existe a chance de fazer um bom negócio, para o diretor da ABS (Associação Brasileira dos Sommeliers), Gustavo Andrade de Paulo, o sistema pode limitar um tanto o universo dos participantes.
Para ele, é preciso exercitar a capacidade de escolha para conhecer sobre vinhos. Quem recebe tudo na mão, já selecionado, pode ficar "preguiçoso". Uma alternativa é reunir amigos interessados e criar o próprio grupo.
Quem prefere a comodidade de receber as remessas periódicas em casa deve prestar atenção ao serviço contratado. Em alguns clubes é necessário pagar adesão, outros cobram o frete.
Veja, abaixo, como funcionam três sociedades -duas de vinhos e uma de cerveja.

SERVIÇO DELIVERY

CLUB DA CERVEJA
O cliente escolhe participar por dois ou seis meses
Rótulos: se não gostar da escolha, é possível não recebê-la, sem custos
Quanto custa: R$ 45 (por mês; duas garrafas de 300 ml a 500 ml)
Frete: grátis para a cidade de São Paulo
www.clubdacerveja.com

CLUBE W
O cliente recebe 2 ou 4 ou 6 garrafas de vinho; não há taxa de adesão nem de rescisão
Rótulos: se não gostar da escolha, pode não recebê-la por até duas vezes
Quanto: R$ 80 a R$ 300
Frete: grátis
www.wine.com.br

SOCIEDADE DA MESA
O cliente escolhe receber uma caixa com 4 ou 6 garrafas de vinho; não há taxa de adesão nem rescisão
Rótulos: se não gostar da escolha, é possível não recebê-la, sem custos
Quanto custa: R$ 38 (é o custo médio da garrafa na seleção básica)
Frete: preço varia
www.sociedadedamesa.com.br

FOLHA.com
Conheça os clubes
folha.com/no1003749


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