São Paulo, quinta-feira, 16 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Brasília ganha restaurantes estrelados da cena de São Paulo

Sem mão de obra qualificada, equipe da filial é treinada na matriz

DE SÃO PAULO

Tem sotaque paulistano nos salões do cerrado. Depois da experiência em parte bem-sucedida no Rio de Janeiro, restaurantes consagrados de São Paulo abrem agora filiais em Brasília, quase todos ao mesmo tempo.
Recém-inaugurados ou previstos para as próximas semanas na capital estão na lista A Bela Sintra, Due Cuochi, Gero, La Tambouille, Pobre Juan e Antiquarius.
A maioria segue o mesmo cardápio da matriz, mas a tendência é que os preços sejam menores para não fugir à média cobrada na cidade.
"O mercado de lá é mais atraente e, ao mesmo tempo, carente de bons restaurantes", diz Carlos Bettencourt, dono do A Bela Sintra.
Problema: com a falta de mão de obra qualificada, os "restaurateurs" tiveram de trazer cozinheiros, maîtres e garçons para treinamento nos salões de São Paulo.
Passam um mês em aulas práticas com os mais experientes e, já nos primeiros dias, os que não levam jeito são mandados de volta.
Dos 65 empregados do A Bela Sintra de Brasília, 42 saíram da matriz em São Paulo -o chef e todos os ajudantes de cozinha, inclusive.
A previsão do La Tambouille é abrir a filial em Brasília em outubro. Oito funcionários de lá virão para São Paulo para três meses de treinamento. Depois, oito empregados paulistanos acompanharão os três primeiros meses do novo restaurante.
"Sempre perguntavam quando abriríamos uma sucursal", afirma Juan Carlos, do La Tambouille.
Seis meses antes da inauguração, em novembro do ano passado, toda a equipe do Gero se deslocou para Brasília para selecionar e treinar o novo pessoal.
O maître de lá era do Baretto de São Paulo, também do grupo Fasano. Hoje, tanto o chef quanto o sommelier fazem visitas quinzenais.


Texto Anterior: + em conta: Santa Clara se apoia em fórmula simples, com receitas de batata
Próximo Texto: Onde comer em Brasília
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.