UOL


São Paulo, domingo, 02 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DESPERDÍCIO

Pia da cozinha, lava-roupas, lavatório e vaso sanitário vêm na sequência entre os líderes no consumo de água

Mangueira e chuveiro são grandes vilões

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A mangueira é uma vilã quando o assunto é desperdício. Segundo a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), esguichar a calçada por 15 minutos gasta 279 litros de água, enquanto 216 litros são usados para dar um banho no carro.
Mas, do portão para dentro, os dois grandes consumidores de água são o chuveiro, que escoa 55% da água usada por dia, e a pia da cozinha, que consome 18%, segundo levantamento da Sabesp em São Paulo. Logo atrás vêm a lavadora de roupas (11%), o lavatório (8%) e o vaso sanitário (5%).
Para brecar o esbanjamento, pode-se recorrer a itens que vão de pecinhas de encaixar a caixas sanitárias embutidas na parede.
Os apetrechos mais simples de instalar são os arejadores. "Se a pressão da água for elevada, pode-se fechar um pouco o registro, porque o arejador distribui melhor a água", ensina Racine Prado, 47, professor do Departamento de Engenharia da Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Banheiro
Ainda nas torneiras, as opções vão dos controladores de vazão, que também são usados nos chuveiros, aos modelos automáticos.
"Os controladores de vazão são muito úteis, mas as torneiras automáticas ainda são muito caras", diz Ricardo Chain, da Sabesp.
Fora do alcance do orçamento doméstico também estão as estações de tratamento de água e esgoto, que deixam a água pronta para ser usada em casa.
Já a caixa sanitária, que reduz o volume de água, requer mais trabalho. "Para trocar o vaso normal pelo de caixa acoplada é preciso quebrar parte do piso e adaptar a saída do encanamento", explica Prado. (BMF)


Texto Anterior: Aliados que podem "dedurar" vazamentos
Próximo Texto: Sua Reforma: Piso inclinado dita ritmo da obra
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.