São Paulo, domingo, 02 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FETICHE
Decoradora sugere tirar fotos e colocá-las nas caixas dos calçados
Sapateira invade até a entrada do apartamento

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Encaradas por muitos como questão cultural, as sapateiras não assumem um caráter marginal em todas as casas. A decoradora Silvana Canovas, por exemplo, desenhou uma para ser colocada na entrada da sala do apartamento, a pedido de um casal coreano.
Mas nem sempre é assim. Geralmente, os sapatos são escondidos em lugares menos nobres, como o canto "morto", transformado em sapateira no nicho estreito e fundo encontrado pela decoradora Bety Neuman. O mesmo aconteceu no espaço "perdido" sob a janela do quarto de clientes da decoradora Marta Cambraia, 38. O armário, de 30 cm de profundidade, guarda calçados.
Neuman também criou caixas de couro, devidamente catalogadas pela cliente, bem ao estilo Maria Antonieta. As arquitetas Lilian Melo e Flávia Wahba modernizam um pouco a idéia: "O ideal é padronizar as caixas, numerá-las e colar do lado de fora uma fotografia do sapato, que pode ser tirada com uma Polaroid".
A publicitária Ingrid Veronesi, 26, é uma novata na área. Soma cerca de 40 pares, que já viraram seu "sonho de consumo Barbie". A profissional de recursos humanos Yara Falconi, 36, já possui o dobro. E encomendou um armário com prateleiras aramadas. "Preciso doar um par sempre que compro outro", afirma.
A decoradora Neyde Marcilio, 50, também é apaixonada por sapatos. Ela guarda 80 pares em um armário embutido. Entre os cuidados que toma com seus "objetos do desejo", estão produtos como os frascos antimofo.

Umidade
Ventilação e umidade são fatores constantes de preocupação. "Infiltração é o que de pior pode acontecer", afirma a arquiteta Marta Cambraia. Ela recomenda não instalar o móvel no banheiro ou muito próximo a ele.
Outra dica é não compartilhar uma parede ligada a uma coluna d'água. "A falta de ar ajuda a acelerar o aparecimento de mofo em sapatos úmidos", diz a decoradora Karina Szymonowicz.
Separar os sapatos das roupas também impede problemas com odores desagradáveis, lembra a decoradora Bety Neuman.
É preciso também evitar guardar os sapatos uns sobre os outros, acrescenta o decorador Toninho Noronha. "Um acaba sujando e deformando o outro. Sobreponha apenas os tênis e as sandálias, que não deformam", ensina. (NATHALIA BARBOZA)



Texto Anterior: Fetiche: Nem só a excêntrica coleção de sapatos requer organização
Próximo Texto: Panorâmica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.