São Paulo, domingo, 06 de janeiro de 2008

Próximo Texto | Índice

Chá-de-panela

Utensílios necessários na cozinha, no bar, na área de serviço e no banheiro não devem ser esquecidos na hora de equipar a casa nova

Marcelo Justo/Folha Imagem
No improviso, Denise Barra adaptou uma lixeira de escritório para substituir um balde de gelo numa festa


DÉBORA FANTINI
DA REPORTAGEM LOCAL

Nem só com móveis, itens de decoração e eletrodomésticos se monta uma casa. Para ficar completo, o doce lar precisa ser equipado com utensílios para cozinha, bar, área de serviço e banheiro, que muitas vezes só são adquiridos ao fazer falta.
Panela de pressão e colher de pau, por exemplo, são indispensáveis para quem se propõe a preparar um feijão-com-arroz nem tão básico assim, como a analista de cobrança Cintia de Camargo, 30.
"Inventei de fazer arroz, mas não tive como mexê-lo", conta Camargo, que se casou recentemente, mas preferiu não organizar um chá-de-panela. "Para evitar ganhar objetos numa cor de que não gosto", justifica.
Quando um saca-rolha faz falta durante uma festa, só resta ao anfitrião pedir licença aos convidados e dar um pulinho na loja de conveniência mais próxima para abrir uma garrafa de vinho, como fez o músico Henrique Autran Dourado, 54.
"Já usei a técnica de bater a garrafa sobre uma toalha contra o batente, mas perdi uma bela garrafa de um francês caro, sujei-me todo, quase me feri", conta Autran Dourado, que também contra-indica afundar rolhas de espumantes com uma chave de fenda devido ao risco de a garrafa explodir.
Mas nem sempre o improviso resulta em estragos. Com criatividade, a repórter Denise Barra, 31, usou uma saladeira e uma lixeira de escritório -"que nunca tinha usado", frisa- para substituir um balde de gelo que não tinha numa ocasião em que recebeu amigos.
"O problema é que o gelo começou a derreter, já que não tinha tampa. Mas, entre amigos, vale tudo, não é?", comenta.
Mas, nas festas que Barra promove atualmente, não falta socador de limão -ela tem quatro, um ainda na embalagem.
"Queriam fazer caipirinha, e, como eu não tinha socador, liguei correndo para uma amiga que estava a caminho da festa, e ela comprou vários, para serem usados separadamente para cada fruta", conta.

Serviço incompleto
Na área de serviço, pregadores de roupa fazem falta. E até mesmo a especialista em organização doméstica Verônica Cavalcanti, 37, professora do Senac-RJ (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), diz já ter se esquecido deles.
Ela enumera outros itens indispensáveis na área de serviço: peneira e tampa de ralos, rodo, vassouras de piaçava e de pêlos, pá de lixo. "E um kit básico de ferramentas, se possível com furadeira", completa.
Leia a seguir uma lista de utensílios domésticos para você mesmo adquirir ou fazer seu chá-de-panela.


Próximo Texto: Freqüência do uso define escolha de itens
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.