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São Paulo, domingo, 06 de abril de 2003

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FEICON 2003

Preocupação com o uso racional de água e de energia permeia os lançamentos dos cerca de 550 expositores

Feira espalha novidades por 55.000 m2

Divulgação
Lançadas simultaneamente na Europa e no Brasil, as persianas da Eurocentro estréiam na Feicon


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De depois de amanhã até o dia 12, os profissionais de arquitetura e decoração ganham 55.000 m2 no Anhembi para se atualizar com as novidades da indústria. É a 11ª Feicon (Feira Internacional da Indústria da Construção), o maior encontro do setor na América Latina e o terceiro maior do mundo.
Os números falam por si. São esperados 160 mil visitantes, divididos entre 80% de profissionais e 20% de consumidores. Cerca de 550 empresas participarão do evento, 19 delas vindas de países como EUA, Espanha, Itália, China, França, Japão e Portugal.
Na avaliação de Jair Saponari, 56, diretor-geral da Feicon e da Alcantara Machado, organizadora do evento, a edição atual será lembrada pela quantidade e variedade de produtos expostos.
Outro recorde vem do número de eventos paralelos. Estarão acontecendo a 1ª Feira Internacional de Mármores e Granitos, o 8º Simpolux (Simpósio Brasileiro de Iluminação Eficiente), a Exposição de Equipamentos e Luminárias para Iluminação e o 1º Encontro Feicon de Arquitetura.

Crescimento
Para Cláudio Conz, 51, presidente da Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), a Feicon é um grande estimulador de vendas. "Muitos negócios começam na feira e se concretizam de dois a três meses depois."
Segundo ele, 72% da produção da indústria é comercializada por meio das lojas. "No ano passado, faturamos R$ 35 bilhões, um crescimento de 4% em relação a 2001. Para 2003, esperamos atingir a casa dos 7%", anima-se.
A preocupação com o ambiente permeia boa parte dos lançamentos. "As empresas concentrarão suas novidades em produtos que racionalizem o uso da água, como bacias de volume reduzido e torneiras de fechamento automático", avisa Conz.
Antonio Carlos Marques Nunes, 51, diretor de eventos da Aremasp (Associação dos Revendedores de Materiais de Acabamento e Construção do Estado de São Paulo), concorda que a Feicon é uma alavanca de vendas.
"Como a feira é quase totalmente voltada para o setor de acabamento, sentimos o reflexo dela a partir do segundo semestre." Para este ano, Nunes aposta na visita de profissionais liberais: "Pedreiros e azulejistas estão se preocupando cada vez mais em aprimorar seu conhecimento".

Profissionais
"É fundamental para o profissional visitar a feira. Só assim ele pode acompanhar a velocidade com que as coisas acontecem, perceber as vantagens e a dimensão de cada produto", alerta Henrique Cambiaghi, 52, presidente da Asbea (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura).
Entre as atrações paralelas, uma que desperta seu interesse é o 1º Encontro Feicon de Arquitetura.
"O principal problema do setor da construção é a habitação. Não adianta erguermos casas sem fornecer a infra-estrutura, sem água, esgoto, escola e postos de saúde próximos. É necessário um trabalho de arquitetura e urbanização. Isso precisa ser discutido."
O arquiteto Sérgio Augusto Alves Misorelli, 45, espera que a Feicon mostre a evolução tecnológica dos sistemas construtivos. "As empresas deverão estar preocupadas em apresentar produtos ecologicamente corretos, que rendam economia, menos desperdício e prazos de obras menores."
Para ele, a solução seria a modulação das peças, acabando com o improviso e diminuindo o trabalho no canteiro de obras.
Outra questão que o incomoda é a do entulho: "É um transtorno para o ambiente, além de seu custo ser repassado para o cliente".

Show
Segundo a arquiteta Diana Danon, 48, uma atração que promete chamar a atenção na Feicon é o Show House, um loft de 120 m2, projetado pelo decorador Lionel Sasson, 50, que será construído dentro da feira. "Trata-se de uma casa inteligente e que utiliza tecnologia de última geração", conta.
Sasson afirma que o convite partiu da Alcantara Machado, e a idéia é mostrar algo pronto durante a atual Feicon.
"Em todas as edições, é apresentada a parte bruta de cada processo da construção. Agora será diferente. Mostraremos um conceito de uma casa com tudo o que há de mais moderno em arquitetura e material", explica.
Haverá quarto, cozinha integrada com a sala e banheiro com hidromassagem. Um telão passará filmes e shows com efeitos especiais. Sasson adianta que "a iluminação será inteligente, podendo ser graduada de acordo com a vontade do usuário".
Participam do Show House várias empresas. Entre elas, Philips, Eliane, Bean, Projeto, Grife Design, Bontempo, Docol, Design Place, Levington, Delta, Inovation, DDK, Terracor, Dum, Spa Versati e Brastemp. Segundo a organização, essas indústrias tomaram o cuidado de escolher apenas lançamentos que estarão entrando logo no mercado.
"Assim, o consumidor não corre o risco de ficar com água na boca, esperando por um produto que só estará à venda no ano que vem", exemplifica Sasson.
(CLAUDIA ALBUQUERQUE ZANDERIGO)


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