São Paulo, domingo, 08 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"RELAX"

Banheiras e churrasqueiras são as preferidas em cômodos pequenos

Área de lazer dá folga a ambientes apertados

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Pouco espaço não é mais desculpa para abrir mão de uma área de lazer em casa. Cada palmo de chão, se bem aproveitado, pode virar base para banheiras, churrasqueiras e até ateliês.
Para a arquiteta Angela Tasca, essa é uma tendência nos projetos residenciais. "Curtir mais o lugar onde se mora está se tornando uma necessidade", opina. "Cada canto deve ser valorizado."
Com 11 m2 de um quarto que não usava, o empresário Marcello Sischi, 32, ampliou o banheiro de sua suíte. Instalou uma banheira com hidromassagem em um deque de madeira, além de frigobar e aparelhos de TV, DVD e som.
A reforma durou um mês e custou aproximadamente R$ 30 mil. "Como moro sozinho, decidi aproveitar melhor os espaços da casa para o lazer", conta.
O arquiteto André Moral, responsável pelo projeto, optou por derrubar as paredes de "dry wall" (placas de gesso acartonado, usadas como divisória ou parede) que separavam os ambientes e manter a privacidade do banheiro com divisões de madeira. Foi uma solução para economizar espaço e aumentar a área útil da parede, que se transformou em armário.
Arandelas no banheiro, ilu- minação indireta na sala de banho e um espelho finalizam o projeto. "Quem mora sozinho acaba aproveitando mal o espaço e entulhando o apartamento de tranqueiras", avalia o arquiteto.

"Espaço-família"
Mas nem só de água vivem as áreas de lazer. "Em geral, um casal com crianças abre mão da piscina e acaba optando por espaços para brincar ou por "vitaminar" a cozinha", indica a arquiteta Cilene Monteiro Lupi. "Já os jovens solteiros valorizam banheira e "home theater" ou outros espaços de entretenimento."
Uma churrasqueira foi o pedido da família da advogada Lilianne Alves da Silva, 43. Num espaço enxuto de 2 m2, o arquiteto Luís Augusto Garçon instalou a peça e uma bancada com pia. "Esse se tornou o ponto forte e o mais usado do apartamento, porque adoramos receber os amigos e sentíamos falta de um ambiente mais descontraído", declara Silva.
Sob uma cobertura transparente em estrutura metálica e de policarbonato, a churrasqueira foi montada com sete módulos de concreto pré-moldado, que receberam tijolos refratários na parte interna e acabamento com tijolo aparente e cerâmica.
Já um projeto do arquiteto Flávio Butti transformou uma varanda em ateliê. Fechado com janelas de vidro e incrementado com luz intimista e sofás, o espaço adquiriu o ar inspirador necessário para a cliente relaxar pintando suas peças de cerâmica. "Um espaço ocioso estará sempre na mira de quem quer sentir-se bem em casa", finaliza Tasca. (AR)


Texto Anterior: Novidades para piscinas vêm à tona na Expolazer
Próximo Texto: Spa disputa com piscinas um lugar ao sol
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.