São Paulo, domingo, 09 de novembro de 2008

Texto Anterior | Índice

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

tinta fresca

2009 traz natureza às cores

Tons ficam menos saturados e se aproximam de elementos naturais

DA REPORTAGEM LOCAL

Dois temas que se alternam nas páginas sobre decoração e construção nos últimos tempos são automação e sustentabilidade. A dupla de preocupações atingiu até a paleta de cores.
Ao escolherem as tintas que deverão estar em alta nos catálogos e nas paredes em 2009, os fabricantes apontam uma mudança na formatação das tonalidades: elas deixam de ser saturadas e são mescladas com toques de branco e de preto.
Daí surgem cores mais próximas de elementos da natureza, que fazem par com a "tecnologia" sugerida pelo cinza.
A cor eleita pela Coral como aposta do próximo ano, por exemplo, é a "chá verde" -um verde com toque acinzentado.
"As pessoas buscam equilíbrio entre o profissional e o lazer. O tom frio desse verde alia a tecnologia à natureza", analisa Paola Vieira, gerente de "color marketing" da Coral.
"As cores escolhidas para 2009 mostram uma mudança de tons saturados para tons mais complexos", explica Carol Derov, gerente de marketing de cores da Sherwin-Williams.

De tom em tom
Os amarelos aparecem nas novas paletas em tons mais aconchegantes. O dourado voltou a dar as caras nas mostras de decoração e está nas prateleiras das lojas -mas não com um brilho excessivo, e sim atenuado, esmaecido.
Laranjas vêm em tons ferruginosos, perdendo um pouco de seu brilho e facilitando a combinação com outras cores.
Nuances mais escuras dos vermelhos serão as preferidas. Existe uma tendência oriental que trouxe mais preto para as misturas, originando cores como o "tomate seco".
No quesito sombra também ganharam os violetas, com tonalidades mais próximas ao berinjela e ao ameixa. "Esses tons acinzentados de roxo são muito importantes para a combinação com cores que vão desde cinzas e pratas até verde-limão e rosa-choque", analisa Derov.
O marrom mantém a linha de tonalidade do terracota, que orna com os metálicos em alta nesta temporada. Tons de azul aparecem em uma linha calmante, com referência à agua.

Escolha
Mais importante do que apontar as cores de 2009, as paletas declaram a cada ano a autonomia do consumidor, que tem suas opções multiplicadas.
Lojas especializadas mantêm sistemas tintométricos com propostas cada vez mais complexas, que incluem desde testes psicológicos até simulações de ambientes por computador.
O consumidor tem nas mãos a chance de personalizar seu projeto desde a produção da cor. (CRISTIANE CAPUCHINHO)


Texto Anterior: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.