São Paulo, domingo, 10 de junho de 2007

Próximo Texto | Índice

Primavera no inverno

Flores brotam em sofás, cortinas, papel de parede e acessórios para aconchegar a casa

Renato Stockler/Folha Imagem
Almofadas floridas na cor bordô (R$ 225 cada uma)
aquecem espaço na loja Chambret


DÉBORA FANTINI
DA REPORTAGEM LOCAL

Das espécies românticas às estilizadas, o inverno está propício para as flores, plantadas em sofás, cortinas, papéis de parede e acessórios.
O floral volta modernizado pelo contraste com um fundo preto-e-branco, em alta.
Mesmo com a repaginação, ambientes de estilos clássico -de cores fortes e detalhes dourados- e provençal -de tons pastel sobre fundo branco- são os habitats naturais de estampas e objetos florais.
"Almofadas floridas de cores quentes, como o bordô, deixam o local alegre e aconchegante", diz Raquel Magalhães, 42, uma das donas da loja Chambret.
Mas a decoração floral não é apenas bucólica. O estilo art nouveau cultivou as primeiras sementes de flores estilizadas.
"Com influência geométrica e abstrata", como define Rômulo Russi, 40, professor do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). Ele é reciclado no estilo retrô.
Já nas estufas do design atual, germinam estampas florais que evocam elementos gráficos da internet.
Arquitetos e decoradores sugerem não cultivar várias peças florais diferentes no mesmo ambiente. "Mas vale combinar com listras e xadrezes", ressalta Fernando Piva, 36.
O decorador Willy Stivert, 49, sugere misturar flores de diversos tamanhos. "O ideal é que uma peça tenha flores grandes, e a outra, bem miudinhas", ensina.
A enfermeira Kátia Marques, 46, buscava mesmo a "moda antiga" ao florir duas poltronas. "Estampa floral é romântica e não enjoa", afirma.


Próximo Texto: Bem-me-quer
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.