São Paulo, domingo, 11 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAISAGISMO

Irrigação deve ser feita pela manhã e de 2 a 3 vezes por semana

Gramado precisa de sol e água fresca

Divulgação
Nesse jardim, o paisagista Alex Hanazaki usou grama esmeralda


FREE-LANCE PARA A FOLHA

Água fresca e sol são alguns dos segredos para ter uma grama saudável, contam os especialistas. "Sobretudo em períodos de calor, a irrigação é vital, devendo manter úmido, no mínimo, 7 cm abaixo da superfície", ensina Denise Gauland, agrônoma da fabricante de grama Green Grass.
Segundo ela, a irrigação deve ser feita preferencialmente logo cedo, com o uso de regadores. O segredo é a distribuição uniforme da água por todo o terreno.
Já a quantidade de água vai depender do tipo de solo e do encharcamento inicial. "Regas mais profundas e menos frequentes estimulam o desenvolvimento das raízes e são mais eficientes que irrigações constantes e superficiais ", explica Gauland.
Normalmente duas a três regas por semana são suficientes. "Na prática, é sempre bom deixar a grama com um pouco de sede", diz o agrônomo Cláudio Golombek, 40, da Gramaviva.
Gauland concorda: "Para saber se necessita de água, olhe o gramado. Com sede, ele deixa marcas de pegadas, a cor fica mais acinzentada e as folhas dobram".

Adubação e corte
Cada espécie de grama tem uma altura ideal. A são carlos e a esmeralda, por exemplo, ficam bem de 3 cm a 5 cm, a zoysia, de 3 a 8 cm, e a bermudas, de 2 a 3 cm. "Restos de folhas não devem ser removidos, pois economizam 30% do adubo", recomenda Golombek.
Também é necessário um programa de fertilização, que deve seguir as indicações de um teste do solo. A mudança de cor ou o crescimento reduzido podem indicar deficiência de nutrientes. O aumento acelerado, por sua vez, é sinal de excesso de adubo.
"A adubação orgânica é interessante, mas deve-se prestar atenção ao tipo, à qualidade e à procedência do material, para evitar ervas daninhas", afirma Gauland. Ela recomenda o adubo conhecido como "cama de aviário".
"Jamais compre terra sem marca e não deixe o jardineiro ir colocando qualquer produto no gramado", alerta Golombek.
"A grama dura a vida toda, desde que bem cuidada", concorda o agrônomo Sérgio Menon, 38, do escritório Grama e Flor Paisagismo. Sua colega Sylvia Ferraz Ribeiro da Luz, da Topiaria, lembra a necessidade de regar bem o terreno, antes e depois da adubação, para evitar a intoxicação de crianças e animais. (NATHALIA BARBOZA)



Texto Anterior: Paisagismo: Cuide do gramado enquanto ele "dorme"
Próximo Texto: Praticidade da grama sintética ganha adeptos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.