UOL


São Paulo, domingo, 12 de outubro de 2003

Texto Anterior | Índice

SUA REFORMA

Limpeza com ácido agrava mancha de piso

"O piso de meu banheiro manchou na área do box. Há manchas de cor avermelhada e de cor escura. Já utilizei vários produtos, como bicarbonato com limão, antiferrugem, água oxigenada e vinagre branco. E, quando utilizo cândida, as manchas de cor escura ficam amareladas. Gostaria de saber se há uma maneira de eliminar essas manchas ou se terei de trocar o piso."
Marília Camargo
Mogi das Cruzes, SP
 
Resposta
Segundo o engenheiro Eduardo Quinteiro, a leitora deve contatar o serviço de atendimento ao cliente da empresa fabricante do revestimento cerâmico.
O fabricante vai orientar a consumidora sobre a necessidade ou não da visita de um especialista em cerâmica. Esse profissional identificará o que está ocasionando a mancha e se realmente é um caso de substituição do revestimento cerâmico ou de indicação de uma manutenção adequada.
Se a visita for necessária, o técnico cerâmico analisará se essa mancha ocorre, por exemplo, porque algum resíduo ficou impregnado na superfície do revestimento ou se houve penetração de agentes corantes (como tinturas de cabelo e produtos coloridos de limpeza), que se alojam debaixo da camada esmaltada.
Os produtos que a leitora relata ter utilizado para limpeza (bicarbonato com limão, vinagre, água oxigenada e antiferrugem) são agentes químicos que agridem as superfícies cerâmicas. Provavelmente, sua utilização só deve ter agravado ainda mais a alteração de aspecto do produto.
De acordo com a Portobello (0800-482000), ao fazer a limpeza diária de revestimentos cerâmicos, deve-se evitar usar esponjas ásperas, ácido muriático e produtos que contenham flúor, limão, ácido fluorídrico, hidróxido de potássio e que retiram ferrugem.
A empresa afirma que o processo deve ser feito com detergente neutro diluído em água.


Eduardo Quinteiro (citec-ccb@terra.com.br) é engenheiro e gerente de projetos do Centro de Inovação Tecnológica do Centro Cerâmico do Brasil

Cartas para a seção "Sua Reforma" devem conter nome, idade, profissão, telefone, cidade e Estado do leitor, além de uma planta do terreno ou do ambiente, informando as medidas e a localização de portas e janelas, um texto explicando o que pretende fazer no local e fotos. Envie para Folha de S.Paulo, caderno Construção, al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP.


Texto Anterior: Ecológico: Mostra congrega soluções que respeitam o ambiente
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.