São Paulo, domingo, 13 de julho de 2008

Texto Anterior | Índice

área verde

Plantas tropicais aquecem casa no inverno

Com iluminação e boa ventilação, varandas fechadas são potenciais jardins-de-inverno em apartamentos

DA REPORTAGEM LOCAL

Sonho de consumo para quem quer influências européias em casa, o jardim-de-inverno ganha ares tropicais em varandas e áreas laterais.
Com espaço suficiente para insolação e circulação de ar, diferentes espécies de planta -mais acostumadas ao calor- esverdeiam esses recantos.
Assim, o hábito de utilizar pinheiros na composição do ambiente é substituído pelo uso de plantas como palmeiras, bambus, dracenas e azaléas.
"Em São Paulo não é preciso proteger as plantas do frio, mas deve-se tomar cuidado para não criar uma estufa", assinala o paisagista Roberto Riscala.
O jardim precisa de grande entrada de luz solar, seja por meio de janelas -no caso de uma varanda de apartamento fechada- seja por uma clarabóia -para espaços internos.

Solo
Escolhido o ambiente propício, o próximo passo é a preparação do lugar para o plantio.
"Em jardins sobre lajes, é preciso criar um espaço de drenagem de ao menos 30 centímetros de profundidade, ou as plantas devem estar em vasos", pondera o engenheiro agrônomo Ricardo Pessuto.
O primeiro cuidado em lajes é estrutural: se a varanda suporta o peso de grandes floreiras, ou apenas o de vasos.
Para a drenagem, são instaladas camadas de argila expandida, areia grossa e manta de poliéster para jardinagem, antes da colocação da terra com substratos orgânicos.
Além disso, o espaço tem de ter boa "caída", para não criar pontos de acumulação de água.
Outra preocupação é a ventilação. Por estar em ambiente fechado, as plantas podem desenvolver doenças e serem atacadas por fungos, além do risco de deterioração das raízes e do solo. As janelas devem ser abertas diariamente.

Projetos
Para a beleza do ambiente, a paisagista Daniela Sedo indica uma composição com plantas de diferentes dimensões.
"Espécies mais baixas devem estar próximas às pessoas, em seguida ficam outras mais altas", explica Sedo.
No cotidiano, o jardim-de-inverno exige atenção redobrada. "Há de se fazer uma manutenção preventiva: com boa adubação, substratos orgânicos para o solo, poda e boa ventilação", aconselha Pessuto.
(CC)

SERVIÇO
Daniela Sedo: 0/xx/11/5505-3088
Ricardo Pessuto: 0/xx/11/2093-0515
Roberto Riscala: 0/xx/11/3044-4049


Texto Anterior: Escolha da esquadria tem como referência o ambiente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.