São Paulo, domingo, 17 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CASA ACESSÍVEL

Facilidades incluem o básico e o sofisticado

Elevador é uma das alternativas para transporte entre andares; rampas para entrar na casa são essenciais

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Ao compor os ambientes de uma moradia acessível, aparatos que pesam pouco no orçamento podem se combinar com itens mais sofisticados para dar mais conforto a quem tem necessidades especiais.
O cineasta e advogado Ricardo Passarella, 37, por exemplo, instalou um elevador que vai do térreo para dentro de seu quarto, no andar superior. "A única coisa que me falta agora é uma pequena raia para fazer hidroginástica", comenta.
A casa, sem tapetes nem cortinas e com grandes vãos, é decorada com uma coleção de cadeiras antigas, que ficam penduradas ou encostadas nas paredes para não comprometer o espaço de circulação.
"Os quatro quartos de antes viraram dois, e as portas têm 90 centímetros ou um metro de largura", aponta.
"A mudança mais importante foi a do banheiro", conta a mãe e colega de trabalho, a advogada Renata Passarella, 59.
"Foi preciso instalar uma espécie de elevador que o transporta para dentro da banheira", descreve. Além das adaptações arquitetônicas, Ricardo tem a ajuda de uma empregada e de dois acompanhantes.

Essencial
Para quem quer se ater ao essencial, quebrar degraus e fazer rampas da rua para dentro de casa é o primeiro passo.
No interior, itens como corrimãos, mesas baixas e pisos antiderrapantes, como os de cimento desempenado, de bloco intertravado ou de ladrilho hidráulico, complementam a segurança nos ambientes.
"Tomadas precisam ser um pouco mais altas [a 40 cm do chão], e interruptores, um pouco mais baixos [a 1 m]", lembra a arquiteta Beatriz Moreno, 45.
Ela é adepta de outras pequenas mudanças que ajudam a equipar a moradia: "Botões de emergência, barras para apoio nos banheiros, tecidos antichamas ou impermeabilizados, portas de correr, bancadas e pias baixas e com espaço inferior livre facilitam a vida de quem já depende muito dos outros", lista. (GIOVANNY GEROLLA)

Texto Anterior: Casa fica acessível em poucos passos
Próximo Texto: Área verde: Sensibilidade longa vida
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.