São Paulo, domingo, 20 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CENÁRIO MÓVEL

Criado-mudo é base para ler antes de dormir

Luminária de escritório, com foco mais direto, e abajur, de luz indireta, ficam acomodados sobre a peça

DA REPORTAGEM LOCAL

Luminárias de mesa desenhadas para escritórios não precisam ficam restritas às escrivaninhas.
Quem gosta de ler antes de dormir pode ter um modelo desses na mesa de cabeceira sem que ele entre em conflito com a decoração do quarto.
É o caso da luminária de mesa usada no quarto de casal assinado pela arquiteta Clélia Regina Ângelo.
O modelo com haste articulada cromada e cúpula em tecido plissado (R$ 869, na Puntoluce; tel. 0/xx/11/3064-6977) convive em harmonia com a decoração de elementos naturais em tons terrosos do ambiente.
A peça está instalada sobre um dos criados-mudos, de imbuia e vidro. Ao fundo, a parede é revestida de painel de madeira e tecido, e, na cama, colcha e fronhas são de veludo.
Seguindo a tendência da assimetria, a arquiteta colocou acima do outro criado-mudo uma luminária fixa de vidro de murano (modelo Lulu Sospensione, do designer italiano Aureliano Toso, R$ 1.621,40, também à venda na Puntoluce).
"O pendente confere charme ao quarto e cria um clima de aconchego", descreve Ângelo.
A lâmpada da luminária de mesa é uma halógena (tipo de lâmpada incandescente) de 40 watts, uma potência considerada baixa.
Lâmpadas com essa potência são indicadas para leituras rápidas, se usadas sozinhas, ou para serem adotadas como reforço para a iluminação do ambiente. A vantagem é que não esquentam muito.

Abajur
Mesmo sem foco direto como as luminárias de mesa desenhadas para escritório -que geralmente têm haste e até cúpula articuladas-, os abajures também podem ser usados como reforço para leitura.
A designer Cristiana Bertolucci sugere modelos com cúpula em cores claras e translúcidas, que favorecem a luminosidade. Outra dica, válida para qualquer modelo de mesa, é que a peça seja proporcional ao móvel onde será colocada.
Um último lembrete: não é recomendável improvisar um dimmer na luminária, como usar uma echarpe para diminuir a intensidade de luz. O calor da lâmpada pode até incendiar o tecido. (DF)


Texto Anterior: Luz versátil faz cenário para leitura
Próximo Texto: Luminária em coluna integra ambientes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.