São Paulo, domingo, 20 de maio de 2007

Texto Anterior | Índice

EFEITO PANTUFA

Iluminação e ventilação mantêm casa saudável

Expor os ambientes à luz do sol é a forma mais natural de conter o frio

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A iniciativa de abrir a casa para a luz do sol, o caminho mais natural para espantar o frio, deve, de preferência, nascer já com o projeto da residência.
"O ganho de calor no ambiente sem o sol fica muito prejudicado", esclarece a arquiteta Denise Duarte, do Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética da FAU-USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo).
Assim, de acordo com especialistas, a primeira preocupação de quem vai construir ou comprar um imóvel deveria ser o estudo de quantas horas por dia a edificação receberá sol, com que intensidade, em que épocas do ano e se haverá interferência de prédios vizinhos.
"Se a ausência do sol é observada durante a construção, é possível sacrificar cômodos como despensa, garagem ou banheiro para privilegiar a luz em ambientes de permanência constante, como quartos e salas", comenta a arquiteta.
Ventilar os cômodos durante o dia e aspirar diariamente tapetes e sofás, principalmente os de tecido, evitam a proliferação de ácaros, vilões de males respiratórios, lembra o alergista Fábio Castro, do Hospital das Clínicas de São Paulo.
Ambientes com umidade, por sua vez, pedem uso de desumidificador. (RM)


Texto Anterior: "Hot line"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.