São Paulo, domingo, 21 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÁREA VERDE

Planta de inverno fica mais colorida em dias frios

Veja que espécies gostam mais de baixa temperatura e como cuidar do vaso

GIOVANNY GEROLLA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Nem toda planta "hiberna" no outono e no inverno. Algumas dão suas flores mais coloridas quando esfria; outras pedem cuidados até a primavera.
Azaléia, flor-de-maio, amor-perfeito e tulipa dão belo jardim de inverno, diz a paisagista Jeane Calderan, da Associação Nacional de Paisagismo.
No frio, todas querem sol e devem ficar perto da janela. Flores de inverno têm ciclo de vida diferente, ativado pela redução da luz e da umidade, explica o engenheiro agrônomo Edson Valério, professor do Senac-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).
Para que o novo vaso vingue, basta adubar o solo a cada 15 dias (veja quadro). Um meio de reforçar a alimentação com matéria orgânica é espalhar folhas e grama sobre a terra.
Também é bom corrigir a acidez do solo. Para descobrir seu nível, usa-se o peagômetro, vendido em lojas de produtos agrícolas. Com o resultado em mãos, aumenta-se a acidez regando a planta com água enriquecida com palha de aço enferrujada após ficar de molho.
A acidez do solo também define a cor de hortênsias. Se estiver ácido, as flores ficam azuis; se estiver pouco ácido, elas se tingem de cor-de-rosa. Na rega, menos água, e nada de derramá-la sobre as pétalas, delicadas. Ela deve ser feita pela manhã, nunca à noite (a água não evapora, fica na raiz e favorece a proliferação de bactérias).


Texto Anterior: Orçamento da obra: Reajustes de gás e cobre ainda puxam alta de preço
Próximo Texto: Cuidados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.