São Paulo, domingo, 21 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARQUITETURA

Corrimões nos dois lados, proteção do vão e piso revestido com material antiderrapante evitam acidentes

Equipamentos protegem crianças e idosos

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Para que uma escada seja segura, confortável e esteja de acordo com as normas de execução, seu pisante deve medir entre 25 cm e 35 cm de profundidade, e a altura entre os degraus (chamada deespelho) deve ser de 17 cm.
"Essa medida é ideal para pessoas jovens ou idosas", diz o arquiteto Antonio Ferreira Júnior. No caso de usuários idosos, é necessário agregar equipamentos como guarda-corpos (proteção do vão) e corrimões de ambos os lados, além de revestir os degraus com um material antiderrapante, como mármore apicoado (desbastado com ferramentas), que propicia mais segurança.
"Também é possível encontrar no mercado fitas antiderrapantes que podem ser fixadas nas beiradas dos degraus para evitar escorregões", aconselha a arquitetaAna Lucia Salama.
Se a escada for usada por crianças, o proprietário deve lembrar que elas em breve crescerão. Algumas soluções, no entanto, são bem-vindas, como construir um guarda-corpo de vidro durável e vedar os degraus vazados e os espelhos com chapas.

Acessível
Também é prudente fazer um guarda-corpo com grades com distância de no máximo 10 cm entre elas, para que os pequenos não tenham como enfiar a cabeça. Para auxiliar na tarefa de proteger crianças, os home centers comercializam acessórios como pequenos portões removíveis.
Outra saída são as telas de náilon, muito usadas em janelas e varandas de apartamentos. "Elas são baratas e podem ser facilmente colocadas e retiradas, sem deixar vestígios", diz Paulo Bulário, diretor da empresa Só Escada.


(CLAUDIA ALBUQUERQUE ZANDERIGO)


Texto Anterior: Arquitetura: No sobe-e-desce da decoração, escadas ocupam seu espaço
Próximo Texto: Removíveis completam arsenal
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.