São Paulo, domingo, 25 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Parte externa exige fidelidade nas alterações

FREE-LANCE PARA A FOLHA

O ponto mais delicado nos planos de reforma em imóveis tombados é a área externa. Fachada, cobertura, altura da edificação, vegetação e percentual de solo permeável são alguns itens que os órgãos fiscalizam com rigor.
Em uma casa ou edifício tombado, a fachada não pode ser alterada. Caixilhos, revestimentos e telhas, por exemplo, devem ser restaurados ou trocados por modelos iguais aos originais.
O arquiteto Roberto Loeb, 62, conta que, em uma obra, teve de restaurar as telhas antigas porque o órgão de tombamento não permitiu a troca por modelos novos idênticos ao original.
Em bairros tombados ou áreas envoltórias há mais liberdade para reformas, porque as casas podem ser até demolidas.
A designer Heloísa Barros, 50, tem duas casas na rua Sampaio Vidal (região oeste), uma das quais fica no trecho tombado e foi demolida para ampliação. "Como tinha de manter a vegetação original, plantei duas árvores do terreno no quintal da minha outra casa, enquanto aquela está em obras."

Pode, não pode
Já o arquiteto Maurício Soriano, 72, teve de alterar cinco vezes o projeto de um consultório no bairro do Pacaembu, uma das regiões tombadas da cidade. "A casa de máquinas do elevador, que ficava no topo, foi aprovada pelo Conpresp, mas não passou pelo Condephaat. Depois, vetaram o pergolado na fachada."
No edifício Eiffel, o DPH não aprovou alterações feitas no térreo, que tem uso comercial. Segundo o síndico José Antonio Collado Gonsales, 40, os pomos da discórdia são o rejunte usado nas pastilhas e o acabamento da caixilharia.
"Os órgãos são bem rigorosos com os empreendimentos comerciais", avalia Sanderley Fiusa, 55, vice-coordenador de patrimônio e conservação do Instituto de Engenharia. (BMF)


Texto Anterior: Problemas se escondem atrás das paredes
Próximo Texto: Panorâmica - Liquidação: Tok&Stok coloca linha escolar em promoção
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.