São Paulo, domingo, 25 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DECORAÇÃO

Umidade é o principal inimigo do produto

Sisal mancha com facilidade e é alvo de ataque de fungos

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Produto orgânico, 100% natural. Ecologicamente correto, sem herbicidas ou inseticidas. Antialérgico, não acumula pó nem pêlos. Antiderrapante. E o melhor: fica bem em qualquer ambiente.
Tantas qualidades fariam do sisal o material perfeito para a confecção de tapetes, não fosse por um detalhe que começa a ser notado: ele mancha com facilidade.
"A aparência do tapete pode sofrer alteração principalmente ao se derrubar líquidos como vinho ou até mesmo água em sua superfície. E, como é uma fibra natural, não pode ser desfeita", diz a decoradora Christiani Verardo, 35.
Foi o que constatou a professora Sônia Gomide, 39, quando descobriu a mancha de refrigerante que sua filha derrubara no recém-comprado tapete de sisal da sala.
"Tentei tirá-la com sabão, mas não consegui. Deixei como estava, até perceber que ele estava embolorando", conta Gomide.
Segundo Odilon Ferreira da Silva, 49, pesquisador e engenheiro agrícola da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o fato de o sisal ser um produto natural e orgânico o faz mais suscetível ao ataque dos fungos. "Se ficar exposto à umidade, pode mudar de cor e até estragar com o aparecimento dos fungos."

Conservação
Na opinião da gerente da Zarif Tapetes, Lúcia Hamaguchi, a mancha pode ser retirada se for descoberta a tempo. "Desde que se limpe rapidamente, sairá sem dificuldades." Outra saída é a impermeabilização do sisal, recurso que faz aumentar sua vida útil.
A conservação depende do lugar em que o tapete é colocado. "Não indico ambientes em que as pessoas façam refeições ou em que haja crianças circulando", orienta Daniela Schmitt, 29, proprietária da Gazebo, loja que vende objetos confeccionados a partir de produtos naturais.

Imitação
O mercado já lançou uma opção para quem não consegue tomar tantos cuidados. O sisal artificial, desenvolvido pela Tapetes São Carlos, imita o fio da fibra extraída da agave, mas é 100% sintético.
"São muito mais práticos para limpar, pois o material não absorve muito os líquidos", explica Claudio H. Geraldo, 40, responsável pelo desenvolvimento de produtos da empresa. Mas essa fa- cilidade elimina a característica mais importante do sisal, a de ser um produto natural.



Texto Anterior: Arrumações e gastos
Próximo Texto: Promoção: Móveis de jardim têm descontos de até 50%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.