UOL


São Paulo, domingo, 25 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FACHADAS

Produtos agilizam a obra e fazem casa virar fortaleza antipichação

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A primeira coisa que se nota em uma casa, o revestimento da fachada, é uma das últimas etapas da construção. Os desafios são a rapidez na finalização e a proteção do imóvel depois de pronto. Para os dois casos há solução.
Existem produtos específicos para preservar muros e paredes externas, principalmente contra o vandalismo. Já para finalizar mais rápido, há pré-moldados.
É o caso do produto Siding de Vinil (chapa de PVC afixada sobre alvenaria sem irregularidades). "Nunca mais é preciso pintar", diz Caroline Sarno, representante do produto da Owens Corning. Instalado, o revestimento custa de R$ 40 a R$ 50 por m2.
Outra solução que economiza etapas é revestir paredes externas ou muros com plantas. "Dispensa o acabamento", ensina Cristiane Ramos, paisagista do Ibrap (Instituto Brasileiro de Paisagismo).
Além disso, o uso de plantas é um recurso antipichação. Mas quem não quer o verde como arma contra vândalos pode optar por pinturas e cerâmicas que facilitam a remoção do spray.
Exemplo é a pintura antipichação da Tintas Coral. A formulação do produto utilizado faz com que a sujeira seja removida com solvente. Também visando esse nicho de mercado, a Ceusa lançou uma cerâmica que impede a penetração da tinta em spray. (AM)


Texto Anterior: Isolamento: Novos materiais mantêm ruídos do lado de fora
Próximo Texto: Próximas edições
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.