São Paulo, domingo, 25 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CAMALEÃO

Atenção a solidez da base, execução de juntas e aplicação de pigmentos estica vida útil das superfícies

Piso exige firmeza para não desandar

DA REDAÇÃO

As principais vantagens de fazer piso de concreto estampado ou intertravado são a agilidade e a simplicidade na hora da aplicação. Mas, para que a intenção de realçar a estética com suas cores e formas não perca o brilho com o tempo, é preciso cuidado ao executar o projeto.
Os intertravados, por exemplo, não são rejuntados com argamassa, e sim com areia ou pó de pedra. Para evitar que as peças se soltem com o uso, fabricantes recomendam o máximo de capricho na compactação do solo. "A base precisa ser rígida, e os blocos, uniformes, para o piso não ter rebarbas", explica Antonio Sergio Reganati, 41, diretor da Bloco Renger (0/xx/19/3246-0522).

Juntas e pigmento
Já o concreto estampado exige um pouco mais de atenção na execução. Além de contar com uma boa mão-de-obra para que as formas do desenho do piso não fiquem irregulares, é importante atentar para juntas e pigmentos.
"As juntas de dilatação evitam que o concreto sofra fissuras", explica o engenheiro Ademir Grigoli. A espessura da camada de concreto varia de acordo com seu uso. "Onde só há circulação de pedestres, vai de 5 cm a 10 cm."
Em garagens, calçadas e outras áreas por onde também passam carros, a recomendação de fabricantes e aplicadores é rechear o concreto com uma tela metálica.
Para não desgastar com o atrito, a superfície não pode receber apenas pigmento. Depois que o concreto é nivelado, aplica-se um endurecedor, já colorido. "Se for coberto só com pigmento, desgasta e trinca, entre outros problemas", alerta João Pascoal Del Mônaco, 42, diretor da Creth-Stone (0/xx/ 12/3952-8920). (BMF)


Texto Anterior: Pisos exigem firmeza para não desandar
Próximo Texto: Escolha de cores supera estética e passa pelo bolso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.