UOL


São Paulo, domingo, 26 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fábrica aposta no controle remoto

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Apesar de os motores terem evoluído bastante nos últimos anos, ganhando potência e mecanismos como sistema antiesmagamento, a maior vedete das empresas automatizadoras de portões é o controle remoto.
"As novidades se concentram na parte eletrônica, e não na mecânica", diz Eduardo Alves Monaco, gerente da HDL.
Para evitar que gatunos "clonem" o código e consigam abrir o portão, o aparelhinho ganhou o poder de embaralhar. Hoje conta com 4,3 bilhões de combinações, contra as 256 anteriores.
No caso do controle da PPA, por exemplo, um código novo é criado cada vez que o portão é aberto. "Isso evita que alguém copie o código na hora que a pessoa está entrando em casa", explica Edson Ferreira, 43, coordenador das distribuidoras PPA em São Paulo.

Idoneidade
Do kit básico do portão automático fazem parte o controle remoto (também chamado de radiotransmissor), o motor e a central que recebe os sinais.
Mas quem quiser reforçar a segurança conta com recursos como uma central de alarme ou um software que permite ver até pela internet as imagens captadas por câmeras espalhadas pela casa, novidade da Rossi Portões.
Para Fabrício de Araújo Sacchi, 43, presidente da Abese (Associação Brasileira das Empresas de Segurança Eletrônica), a segurança da casa vai além do portão.
"Alarmes, circuitos fechados de TV e sensores de aproximação ajudam a obter uma solução mais adequada, mas é preciso criar rotinas de procedimento, como habituar-se a não ir até o portão, e sim abri-lo sempre à distância."
Antes de comprar ou instalar equipamentos de segurança eletrônica, é possível verificar na Abese se as empresas são idôneas e cadastradas na entidade, pelo site www.abese.org.br ou pelo telefone 0/xx/11/5585-2684.
Em contrapartida, o arquiteto Luciano Graber lembra que não adianta apenas aparelhar a casa toda para se proteger de invasões. "A arquitetura como um todo deve dar a sensação de segurança, e as portas e janelas não podem parecer frágeis." (BMF)


Texto Anterior: Portões: Modernidade ou tradição determinam os materiais
Próximo Texto: Panorâmica - Liquidação: La Lampe realiza seu bota-fora no shopping D&D
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.