São Paulo, domingo, 27 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto leva calor a família carente

FREE-LANCE PARA A FOLHA

O aquecedor solar é considerado um aparato caro, mas pode custar menos do que comprar uma boa ducha.
Com R$ 150, a equipe da Sociedade do Sol, ONG localizada no Cietec (Centro Incubador de Empresas Tecnológicas da Universidade de São Paulo), usa o sol para esquentar a água do banho.
Esse é o projeto Aquecedor Solar de Baixo Custo, desenvolvido desde 1999 e que pretende substituir parcialmente a energia elétrica em casas de 36 milhões de famílias de baixa renda.
Placas de forro de PVC pintadas de preto fazem as vezes de coletor solar. Nelas, são encaixados e colados tubos de PVC, que conduzem a água até a caixa-d'água, para ser distribuída para o chuveiro.
Para aprender a fazer o aquecedor, basta consultar o manual no site www.sociedadedosol.org.br ou fazer o curso, gratuito, que ocorre todo mês. O próximo será amanhã, e as inscrições são feitas pelo telefone 0/xx/11/3039-8317.
Os alunos do colégio Santa Maria, orientados por professoras e um engenheiro, fizeram dois aquecedores: um protótipo e um para aquecer a água na cozinha.
"A montagem é muito simples, e ele funciona bem", conta Maria Lúcia Sanches Callegari, 50, orientadora do colégio.
"Pesquisamos para saber se poderíamos implantá-lo em comunidades carentes e deu certo. Estamos divulgando essa tecnologia e ajudando a fazer os aquecedores. Já construímos dez." (BMF)


Texto Anterior: Banco tem linha de crédito para modelos solares
Próximo Texto: Panorâmica - Internet: Tok&Stok ganha loja virtual com 8.000 peças
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.