UOL


São Paulo, domingo, 28 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

APERTO

Peças com múltiplas funções racionalizam a ocupação de área pequena

Versatilidade dos móveis abre espaços

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Se decorar uma casa espaçosa já exige bastante cálculo, a tarefa demanda mais cuidado no caso de quem tem uma morada reduzida. "Os espaços estão menores, e o móvel deve ser, mais do que decorativo, funcional. Precisa ser pensado para mudar de posição e não ser algo fixo", aponta a decoradora Elly Bernardes, 54.
Estantes e prateleiras são uma solução comum para aproveitar espaços pequenos, mas requerem cuidado. "A verticalização deve ser racional, sem entulhar o ambiente, usando materiais leves como vidro, inox e madeiras claras", comenta Melissa Wagman.
Para preencher bem pequenas áreas, o consenso entre os decoradores é abusar das múltiplas funções que um móvel pode ter.
Segundo a decoradora Rosita Zylberstajn, 50, se não houver espaço para uma mesa de centro com conforto, a saída é optar por mesas laterais de apoio. "Mesas-ninho [de diferentes tamanhos e que se encaixam] ocupam pouco espaço e são versáteis para servir de apoio quando necessário."
"A sala não precisa ser estática, pode ter mesas-pufe, mesas que abrem e outros móveis versáteis", diz a designer de interiores Mara Gasparotti, 40.
Para ela, o pufe vira um apoio para os pés de quem vê um filme. E uma cama pode fazer as vezes de cômoda se ganhar gavetões sob o estrado. Com cabeceira regulável, pode ser usada para leitura e economizar espaço na sala.

Cama e mesa
Se o problema da mesa de jantar é onde colocar as cadeiras, a sugestão é deixar quatro fixas e duas volantes, que podem ser acomodadas ao lado do aparador.
Em áreas pequenas, a dica da decoradora Selma Bosco, 39, é optar por mesas redondas ou retangulares e compridas para aumentar a área de circulação. "As quadradas ocupam muito espaço."
No quarto, para mobiliar áreas pequenas, profissionais indicam armários com portas de correr. Caso contrário, deve-se deixar no mínimo 45 cm entre elas e os móveis para que se possa abri-las.
A dica de Wagman para aproveitar a área sem tropeçar na mobília é adotar criados-mudos com rodízios e gavetões sob a cama.
"Ambientes menores pedem sofás com linhas retas, dimensões menores, que tenham encosto mais fino", comenta Bosco.
O ideal, para Bernardes, é optar por mesas retráteis. "Podem ser abertas, e os convidados, acomodados em bancos ou cadeiras."
Para quem ainda está na planta, a dica da arquiteta Flávia Ralston é integrar marceneiros e projetistas para que o mobiliário, as instalações elétricas e os pontos de luz conversem entre si. (BMF)

Texto Anterior: Aperto: Sofá e sala de jantar são os vilões da falta de espaço em casa
Próximo Texto: Empresas oferecem consultoria
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.