São Paulo, domingo, 28 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SELO VERDE

Qualidade é primeiro passo da certificação

Normas técnicas estrangeiras ajudam na avaliação de alguns produtos

DA REDAÇÃO

Até o selo chegar à embalagem, o material precisará passar por uma série de avaliações. A primeira é a da qualidade.
No caso da certificação do IFB (Instituto Falcão Bauer), sem ser aprovado em normas técnicas, o candidato não passa à avaliação socioambiental.
"Se não houver norma brasileira, usaremos a estrangeira ou a aplicável a produtos similares aos testados", explica César Augusto de Paula Pinto, 57, coordenador técnico do pólo de construção civil do IFB. "Em último caso, uma comissão elaborará parâmetros para que possam ser avaliados."
O bom desempenho dos produtos é o foco da Sustentax. "Alguns materiais dão problema em obra. O selo pretende minimizá-los e atestar qualidade e durabilidade", explica Newton Figueiredo.
Para chegar a isso, as empresas enviam produtos para teste em laboratórios escolhidos por elas e que tenham as certificações ISO 17.025 (sobre controle de qualidade laboratorial) e ISO 14.000 (ambiental).
"Ainda precisa haver um bom programa de capacitação de laboratórios para ter um parque adequado para essas análises", alerta Francisco Cardoso, do CBCS.

Visão global
Quanto ao custo, César Augusto de Paula Pinto afirma que não deve ser proibitivo. "Queremos tornar o selo o mais viável possível e atender ao grande e ao pequeno fabricante", diz.
"Não adianta discutir material sem pensar no processo construtivo, que também deve ser sustentável", declara Luiz Fernando do Valle, 52, presidente da incorporadora Esfera.
Cardoso, do CBCS, concorda. "O projeto também deve contemplar a gestão dos resíduos produzidos no canteiro, as emissões de poluentes no transporte dos materiais e a manutenção da edificação."
A certificação dos benefícios ambientais dos produtos é o primeiro passo para isso, segundo José Moulin Netto, 47, vice-presidente do Green Building Council Brasil. "O selo facilitará a certificação de edifícios sustentáveis ao atestar que os produtos usados na obra preenchem os requisitos ambientais desejados." (BMF)


ONDE ENCONTRAR
Instituto Falcão Bauer (www.ifbauer.com.br); Sustentax (www.sustentax.com.br)


Texto Anterior: Classificação dos produtos
Próximo Texto: Selo dos EUA foi adotado para empreendimentos no Brasil
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.