São Paulo, domingo, 29 de março de 2009

Texto Anterior | Índice

ÁGUA
Descargas com duplo botão de acionamento tiveram destaque entre as empresas hidráulicas. Se a solução já não é novidade, a atenção voltou-se para a economia e para a facilidade de troca e instalação em casas mais velhas.
Marcas diferentes preveem entre 40% e 50% de redução no gasto com o insumo. A Censi lançou uma descarga inteligente com sensor para líquidos. O sistema é acionado quando a pessoa se levanta do vaso, e o tempo de descarga pode ser regulado. Para dejetos sólidos, é necessário pressionar o botão. Medidores de água individuais foram outro produto em evidência devido a novas legislações implantadas em alguns municípios, como São Paulo.
Entre eles, o modelo automatizado da Mobix permite controlar o gasto de cada ponto de saída da água e verificar se há vazamento no sistema.

TUBOS E CONEXÕES
Tubos flexíveis de cobre para uso na condução de gás em prédios foram o lançamento da Termomecanica. Com eles, pode ser feita a instalação sem emendas em edifícios com mais de 20 andares, dispensando conexões e soldas. O tubo contínuo objetiva dar maior segurança à instalação. A Tigre apresentou como novidade a linha multicamadas PEX _sistema de polietileno reticulado_ de tubos flexíveis.
Uma das camadas é de alumínio, que evita a dissipação do calor. Os canos podem levar água quente e fria e ser usados em sistemas de aquecimento solar, de ar condicionado e de refrigeração.

AUTOMAÇÃO
O loft conceito apresentado pela iHouse demonstra possibilidades da automação aplicadas em uma casa. Lá foram apresentados desde produtos mais conhecidos, caso das programações de intensidades diferentes para as lâmpadas e da temperatura do banho, até itens como um sensor na parede para auxiliar na hora de colocar o carro na garagem.
A grande vedete está na linha de reconhecimento facial _por características do rosto, como o formato_, sistemas programados para ajustar iluminação ou ventilação, por exemplo, conforme a preferência do usuário.
Reconhecimento facial também é a tecnologia da torneira que, além de adequar a temperatura da água, permite acessar e-mails e ver a previsão do tempo ainda no lavabo. Esse lançamento não tem data estabelecida para chegar ao mercado.

QUÍMICA
A Anaeróbicos Brasil expôs um reparador de trincas sem solvente que pode ser utilizado para a vedação de fissuras em alvenaria, madeira, concreto e pedras. O produto é antifungos e pode ser aplicado mesmo em lugares úmidos.
Na linha de adesivos, a Henkel trouxe toda a linha Cascola livre de toluol _solvente que causa dependência química_, além da série à base d’água.

TINTAS
No ramo das pinturas imobiliárias, a atração principal são as linhas mais amigáveis ao ambiente _embora não sejam novidade: tintas à base d’água, com baixa emissão de COVs (Compostos Orgânicos Voláteis, que prejudicam a saúde) e com redução do odor.
A Lukscolor apresentou como lançamento um selador e condicionador acrílico que promete reduzir o tempo da obra.

CASA SUSTENTÁVEL
Com projeto baseado nos critérios da certificação Aqua (Alta Qualidade Ambiental) de construção sustentável _lançada em abril do ano passado pela Fundação Vanzolini_, a casa é um protótipo adequado à realidade brasileira.
O telhado em formato de "V" maximiza a coleta de água pluvial para reúso. Na fachada oeste, que recebe mais sol, apenas duas janelas pequenas dão abertura para ventilação e iluminação indireta da moradia. Sobre a fachada norte, o uso de paisagismo melhora o conforto térmico do ambiente. O guarda-corpo com pedras de argila expandida permite a ventilação e reduz a temperatura interna. Toda a madeira é certificada ou de reflorestamento.

ENERGIA
Respondendo à importante pauta de energias renováveis, o número de empresas e de modelos de placas para aproveitar a luz solar se multiplicou. A Transsen, tradicional no mercado, levou ao evento uma linha de coletores especifica para áreas de banho e de piscina. O coletor Porto Seguro é de material resistente à maresia e a águas corrosivas, como as com enxofre.
Potencializar o uso da iluminação natural em galpões e casas é a proposta do Solatube, um tubo reflexivo que concentra e multiplica os raios de luz sem que o calor seja também transmitido. Com uma cúpula transparente no telhado, a iluminação é conduzida por tubos de até seis metros de comprimento. A revenda é feita pela Naturalux.

REDE ELÉTRICA
Facilitar as instalações e aumentar a segurança do usuário parece ser a principal preocupação das empresas do setor. A Pial Legrand apresentou um sistema de plugues com encaixe e travamento nos espelhos de seus interruptores, que passam a ter conexão automática, o que evita ter de amarrar os fios em hastes de metal.
Na Schneider Electric, a novidade é o sistema integrado de disjuntores contra sobrecargas e curtos-circuitos para casas de até 60 m2. O VitaWatt já vem montado e pode ser instalado diretamente na caixa de luz.
A Sil levou o cabo flexível Silnax com isolamento de borracha etilenopropileno, que suporta até 90ºC, enquanto o de PVC resiste a apenas 70ºC.



Texto Anterior: Feira econômica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.