São Paulo, domingo, 29 de setembro de 2002

Próximo Texto | Índice

QUARTO

Com iluminação, ventilação e cor, profissionais põem clientes para dormir

Dicas ajudam quem sonha com uma boa noite de sono

Fernando Moraes/Folha Imagem
A arquiteta Selma de Sá fez um quarto "calmo' para otimizar o sono do marido, Fernando Simões


FREE-LANCE PARA A FOLHA

Não é só na hora do projeto que arquitetos e decoradores ajudam seus clientes a sonhar. Com suas pranchetas, eles podem tornar os ambientes mais propensos ao sono para pessoas como os mais de 30% da população paulista que, segundo a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), se queixa que dorme pouco ou mal.
O colchão, a falta de ventilação, a temperatura e até as cores da parede podem atrapalhar o descanso, afirmam os especialistas. "Juntamente com a boa saúde, o ambiente é decisivo para a qualidade do sono", diz o neurologista Luciano Ribeiro Pinto Jr., médico do Instituto do Sono, da Unifesp.
No caso das cores, os arquitetos sugerem tons mais tranquilizantes, como o verde e o azul. "São cores que, na cromoterapia, têm função de relaxamento. Podem ser aplicadas nas paredes, nos móveis e na roupa de cama", explica a arquiteta Selma de Sá, 34.
Em termos de ventilação e temperatura, o ideal é um quarto ameno: nem quente, nem frio, mas sempre com ar renovado. Quanto à luz, "deve ter iluminação central, indireta, com lâmpadas incandescentes, que tornam o ambiente mais acolhedor", ensina a arquiteta Rose Corsini, 40.
O barulho é mais um rival do relaxamento. "Muitas vezes, a insônia e outros distúrbios estão relacionados ao ronco do parceiro ou a ruídos externos", diz Pinto Jr.
Para combater o barulho que vem de fora, o arquiteto Leonardo Junqueira, 36, sugere uma reforma "topo de linha". "Num apartamento na rua Groenlândia, usei forro tipo sonex, janelas anti-ruído (com vidros duplos e vácuo interno), carpete e paredes duplas."

Feng shui
Para especialistas, o feng shui também pode contribuir para um sono reparador. A presidente do Instituto Brasileiro de Feng Shui, Maria Tereza Saldanha, 47, recomenda que os quartos fiquem nos fundos. "Só assim o morador terá silêncio e quietude."
Cláudia Fichel, 40, arquiteta e consultora de feng shui, dá outra dica para "tranquilizar" o quarto: "Se não for possível colocar TV, computador e outros aparelhos em outro cômodo, o morador deve, pelo menos, desligá-los da tomada, para evitar a radiação".
A arquiteta Selma de Sá, também adepta dessa técnica milenar, encontrou na decoração uma forma de contribuir para a melhora dos problemas respiratórios do marido, Fernando Simões, 32.
"Meu quarto de solteiro era muito úmido e pouco ventilado. Para piorar, eu tinha carpete, embora fosse alérgico. Com o tempo, comecei a ter dificuldades para dormir, porque não respirava bem", conta Simões.
"Hoje, nosso dormitório tem boa ventilação, recebe a luz natural da manhã e tem piso de madeira, que não acumula poeira como o carpete. Para ajudar, as paredes são pintadas em tons de bege, verde e azul, bem calmantes. Assim, o Fernando não tem mais crises de asma e dorme tranquilo."
(MONICA FAVERO)


Próximo Texto: Escolha do colchão é feita na horizontal
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.