São Paulo, domingo, 30 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

dois toques

Apartamento ganha canto para tardes tranqüilas

Tendência de estender living para a varanda foi adotada pelo projeto

CRISTIANE CAPUCHINHO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

De um espaço pouco usado a local dedicado à dona da casa. A varanda de um apartamento antigo, com área de 9,5 m2, tornou-se um novo ambiente integrado ao living.
A arquiteta Suzy Melo trabalhou com vidros e persianas para fechar o espaço, lançando mão da luz natural para criar um local de descanso.
""A cliente queria unir o living à varanda. Por morar sozinha, pensei em fazermos um canto da casa dedicado a ela", explica a arquiteta, que já havia trabalhado em outras reformas no apartamento de Higienópolis (centro de São Paulo).
A porta de correr usada para fechar a varanda foi substituída por um pórtico de mármore, que mantém o ar clássico da decoração na transição dos ambientes. O piso frio escolhido para o jardim-de-inverno marca a separação dos espaços.
Os tons pastéis também seguiram as características do living. Além dos vidros que fecham a sacada, foram colocadas persianas de seda para manter a privacidade do local e quebrar o excesso de luminosidade natural.
Xales mais escuros dão sobriedade e fazem o acabamento. "Queríamos algo delicado, um espaço harmonioso para ela", explica a arquiteta.
"Na casa já existe um escritório e uma sala de TV, então esse seria um lugar para passar os finais de tarde."
Em relação à composição da mobília, uma poltrona com apoio para os pés é a protagonista do espaço, ladeada por uma luminária. Duas cadeiras no estilo Luís 16 convidam para uma conversa entre amigos.
Fechar a varanda com vidro para ampliar o apartamento tem sido uma solução recorrente em projetos arquitetônicos, mas nem todos os edifícios permitem essa mudança.
Antes da reforma, é necessário conhecer os limites das modificações permitidas no espaço, em consultas à prefeitura e à convenção do condomínio.
Alguns edifícios estão abertos à colocação de vidros, mas não autorizam, por exemplo, persianas e cortinas que fechem o ambiente.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Antes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.