São Paulo, domingo, 30 de julho de 2006

Próximo Texto | Índice

e decoração

Plano para toda obra

Aconchegante e novamente estampado, tecido veste imóveis e parede e desafia reinado do estilo "clean"

Divulgação
O decorador Luiz Ricardo Bick e o arquiteto William Simonato mesclam clássico e contemporâneo para dar personalidade ao living


DENISE BRITO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA


O estilo minimalista, marcado por decoração limpa, linhas retas e predominância de uma só cor, começa a sair de cena. Abrem-se as cortinas, os sofás, as poltronas e até as paredes para a volta dos tecidos, especialmente os estampados.
"As pessoas exigem a volta de padrões clássicos e românticos nos móveis. E a indústria volta com eles", confirma o designer Wilson Pipoli, da indústria de tecidos Lerma. "A quantidade de lisos que estamos comercializando atualmente é mínima."
Nas principais feiras internacionais de decoração (como as de Frankfurt, Milão e Bruxelas), as estampas ganham cada vez mais importância. Como evocação da natureza para substituir as linhas retas, destacam-se formas orgânicas e padrões com folhagens e árvores.


Volta do romântico
Clássicos, como medalhões, e românticos, como florais, também voltam à tona. "[O minimalista] é frio, não tem história", opina Regina Strumpf, diretora da loja Formatex.
Também estão em alta tecidos e fibras naturais, simulação de palhas e relevos e a mistura do rústico com o sedoso. Quanto às cores, adotam-se combinações que aquecem o ambiente, como o branco menos frio, tons naturais e terrosos e novos matizes de azul e verde (veja mais tendências na pág. 2).
Mas a proposta de combater o monocromático estilo "clean" com estampas, listras e combinação de cores não é tarefa fácil. Uma mistura desequilibrada prejudica o conforto visual do ambiente.
Como o padrão limpo persiste, a combinação recomendada é manter o sofá liso, em cor neutra, e deixar a estampa floral para poltronas e almofadas. Ou adotar listras na cortina.
Para Marielza Milani, conselheira da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil), o tecido deve combinar com o estilo do móvel onde será aplicado.
Confira, a seguir, mais dicas de combinações e os cuidados necessários para proteger o tecido da sujeira e do sol.


Próximo Texto: Tendências
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.