São Paulo, sábado, 06 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alimentos e transportes provocam alta da inflação

O avanço dos preços dos alimentos e dos transportes, duas das principais fontes de despesas das famílias brasileiras, pressionou a inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) em janeiro. Depois de registrar 0,37% em dezembro, o índice oficial de inflação passou para 0,75%. Foi a maior taxa mensal desde maio de 2008.
O acumulado em 12 meses também subiu, para 4,59%, superando o centro da meta estipulada pelo governo, de 4,5%. Instituído em 1999, o regime de metas de inflação serve como diretriz para as decisões da política monetária, com margem de erro de dois pontos para mais ou para menos.
Na ata de sua última reunião, o Copom (Comitê da Política Monetária), do Banco Central, sinalizou que poderá aumentar a taxa básica de juros devido ao risco de elevação da inflação.
Com maior peso no orçamento das famílias, os alimentos, que no ano passado tiveram pouco impacto sobre a inflação, responderam por um terço da taxa mensal. Além disso, reajustes nas tarifas de ônibus em São Paulo e Salvador também tiveram impacto na média do país. Dinheiro B5


Texto Anterior: Primeira vez
Próximo Texto: Você viu?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.