São Paulo, segunda-feira, 09 de junho de 2008

Transporte hidroviário trava sem investimento

O transporte de cargas em hidrovias, duas vezes e meio mais barato que em ferrovias e três vezes e meia mais competitivo do que em rodovias, está atolado no Brasil, que possui 12% da água doce do planeta e tem potencial estimado de 43 mil quilômetros de vias navegáveis.
As hidrovias são mais produtivas e diminuem o número de caminhões em estradas, o consumo de combustíveis por tonelada transportada e o impacto ambiental.
Mas o sistema não é prioridade. Nem o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) privilegia a hidrovia. Como em São Paulo, o investimento nacional nesse transporte será uma fração dos demais gastos. Entre 2007 e 2010, o gasto para melhorar o transporte hidroviário no país alcançará R$ 735 milhões, recurso equivalente ao de São Paulo, 1,2%. Do gasto autorizado para 2007, de R$ 255,9 milhões, apenas 14,4% foram pagos. Dinheiro B4


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