São Paulo, segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Próximo Texto | Índice

Aluno de escola pública já entra na 1ª série em desvantagem

Os alunos que ingressam nas escolas particulares chegam à primeira série já com larga vantagem em relação às crianças de escolas públicas. E essa desigualdade pouco se altera até o final da quarta série do ensino fundamental. Essa é uma das conclusões de um estudo pioneiro no Brasil, o projeto Geres, que acompanhou, de 2005 a 2008, 20 mil alunos de Belo Horizonte, Rio, Campinas, Campo Grande e Salvador.
Em português, a distância inicial entre alunos da rede pública e privada até diminuiu, mas permaneceu significativa ao final da quarta série. Em matemática, ela cresceu.
O Geres tem como diferencial o fato de ter monitorado a mesma geração de alunos desde a entrada na primeira série até a conclusão da quarta. Os exames do MEC não permitem a comparação, pois as avaliações externas começam a partir da quarta série. Cotidiano C4


Próximo Texto: Excesso de fama
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.