São Paulo, sexta-feira, 11 de julho de 2008


Laboratórios americanos serão proibidos de dar brindes a médicos

Os laboratórios americanos serão proibidos de distribuir brindes como canetas, blocos de anotações, canecas e refeições a médicos, segundo o novo código de conduta do setor farmacêutico dos EUA. No Brasil, o setor também editou, em março, novas regras que limitam os brindes a um terço do salário mínimo.
O relacionamento entre as empresas farmacêuticas e os médicos -incluindo pesquisadores da área médica- tem sido investigado pelo Congresso dos EUA. Entre outras, há suspeitas de favorecimento em troca de prescrição e artigos favoráveis a certas drogas.
Os laboratórios americanos ainda poderão continuar pagando os médicos por palestras e consultorias -não foi estabelecido limite de valor. Os propagandistas dos laboratórios farmacêuticos também poderão continuar oferecendo jantares aos profissionais do setor de saúde "aliadas a apresentações informativas".
No Brasil, o novo código de ética também não veta jantares ou viagens que os laboratórios farmacêuticos oferecem aos médicos. Cotidiano C8


Próximo Texto: Você viu?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.