São Paulo, terça-feira, 15 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Governo envia nesta semana projeto que cobra IR da caderneta de poupança

O governo vai enviar ao Congresso nesta semana o projeto de lei que taxará, a partir do ano que vem, os rendimentos das cadernetas de poupança que tenham saldo acima de R$ 50 mil por aplicador. Anunciada há mais de 120 dias, a proposta, que institui a cobrança de IR (Imposto de Renda) sobre essa aplicação, ainda depende da aprovação dos congressistas.
O objetivo da mudança é evitar que os investidores de grandes fundos de renda fixa migrem para a poupança, que não é tributada e não tem taxa de administração. Por esses motivos, essa aplicação se tornou mais atraente do que a renda fixa após os sucessivos cortes na taxa básica de juros, a Selic, que caiu de 12,75% ao ano para 8,75% desde janeiro, o menor nível da história.
Também foi cogitada a redução do IR para os fundos de renda fixa, mas a mudança não foi incluída na atual proposta. Apesar do temor do governo, até agora não houve migração considerável dos fundos para a poupança, que registrou uma captação líquida de R$ 3 bilhões em agosto, de acordo com o Banco Central. Dinheiro B3


Texto Anterior: Ela não
Próximo Texto: Rápidas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.