São Paulo, domingo, 15 de novembro de 2009

Próximo Texto | Índice


Blecaute que deixou 18 Estados e o DF no escuro ainda não teve causa identificada

HUMBERTO MEDINA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Um apagão de mais de três horas atingiu 18 Estados (incluindo todos os do Sul, Sudeste e Centro-Oeste) e o DF na noite da última terça. Ficaram completamente sem luz São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio e Espírito Santo. O Paraguai também foi atingido. Até sexta-feira, ainda havia incerteza quanto ao motivo do blecaute.
O apagão, que começou às 22h13, afetou hospitais, transporte público e telefones, e levou o caos ao trânsito paulistano e ao de outras cidades.
O abastecimento de água também foi afetado, prejudicando 6,7 milhões de pessoas na Grande SP, 1 milhão no Rio e 575 mil no Espírito Santo.
Inicialmente, o governo disse que o apagão foi causado por uma falha no sistema de transmissão que traz a energia gerada pela hidrelétrica de Itaipu (PR) para a região Sudeste, mais precisamente na subestação de Itaberá, no sul de SP.
Embora as investigações não tenham sido concluídas, o governo informou que houve um curto-circuito na linha, causado por chuvas, ventos fortes e descargas elétricas.
O Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), porém, descartou raios ou ventos fortes como causas do apagão. Segundo o instituto, as tempestades e os ventos fortes estavam distantes de Itaberá.
Por conta do problema, a usina de Itaipu, as usinas nucleares de Angra 1 e 2 e todas as hidrelétricas no Estado de São Paulo foram desligadas. No total, a perda de energia foi de 46% da carga, ou 28.800 MW.
Dilma Rousseff, que já comandou a pasta de Minas e Energia e chefia a Casa Civil, e Edison Lobão, ministro de Minas e Energia, deram o caso por encerrado na quinta. Mas Lula disse, na sexta, que a causa ainda está sendo apurada.


Próximo Texto: Acidente no Rodoanel
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.