São Paulo, domingo, 16 de maio de 2010

Próximo Texto | Índice

Dunga convoca reservas, mas tem aval da torcida

PAULO COBOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Dunga deixou de lado Neymar, Paulo Henrique Ganso e Ronaldinho. Chamou muitos volantes e reservas de times intermediários da Europa. Mas a lista de jogadores do treinador para a Copa da África do Sul, anunciada no Rio na última terça-feira, ganhou o apoio da maioria dos paulistanos e também de uma turma VIP.
Segundo o Datafolha, 57% dos moradores de SP classificaram a lista como ótima ou boa. Outros 29% a avaliaram como regular, e só 8% a definiram como ruim ou péssima.
Durante a semana, o treinador ainda ganhou o apoio do melhor de todos os tempos. Pelé disse que os santistas deveriam ficar mesmo de fora por causa da falta de experiência.
Depois, foi a vez do melhor brasileiro da atualidade defender Dunga. Para Kaká, o técnico foi coerente e uma eventual ausência sua no Mundial não será o fim do mundo. Romário, já em campanha para deputado federal, disse que "assinaria embaixo" a convocação.
O técnico ainda ganhou o aval de Lula. "Dunga fez a convocação que é a cara dele e, com aquela cara, ele ganhou tudo."
Para quem não gostou da sua convocação (até os organizadores sul-africanos da Copa reclamaram da ausência de Ronaldinho), o treinador tem um discurso "patriótico", qualidade que ele diz ter aprendido com a mãe, professora de geografia e história no Rio Grande do Sul.
"Se não gostar de mim, de uma ou outra escolha, que goste do nosso país", disse o treinador, que ainda se enrolou com a mesma história ao falar sobre apartheid, escravidão e ditadura. "Quem esteve lá, quem sofreu, esse sim pode dar opinião... Só quem viveu é que pode nos dar a resposta."
Dunga, que só colocou Ganso e Ronaldinho numa lista de sete atletas que ainda podem ser chamados por exigência da Fifa, inicia a preparação para o Mundial no próximo dia 21, no centro de treinamento do Atlético-PR, em Curitiba. O embarque para a África do Sul, onde o time deve fazer dois amistosos, está previsto para o dia 26.
A estreia na Copa acontece em 15 de junho, contra a Coreia do Norte, em Johannesburgo.


Próximo Texto: Manchetes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.