São Paulo, quarta-feira, 17 de setembro de 2008


"Última Parada - 174" é escolhido para disputar indicação ao Oscar

"Última Parada - 174", de Bruno Barreto, foi escolhido para representar o Brasil na disputa por uma das cinco indicações ao Oscar 2009 de melhor filme de língua estrangeira. A decisão foi tomada após uma reunião da comissão formada por Antonio Alfredo Torres Bandeira, Cleber Eduardo, Silvia Rabello, Maria Mourão, Giba Assis Brasil e Paulo Sérgio Almeida, todos profissionais ligados ao cinema. "A escolha não foi unânime, mas consensual. É um filme com bom roteiro, elenco e direção", disse Silvio Da-Rin, presidente da comissão e secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura.
Para concorrer à vaga, o filme foi estrategicamente lançado na sexta-feira em uma sala de Jundiaí (SP). Uma das exigências do MinC para participar da pré-seleção era que o lançamento acontecesse entre 1º de outubro de 2007 e 30 de setembro de 2008. A estréia nacional será no dia 24 de outubro. O lançamento mundial aconteceu no Festival de Toronto, no Canadá, no último dia 6.
"A indicação coroa a aceitação e as boas críticas que o filme teve em Toronto. Torcia para que isso acontecesse, mas não esperava. Estou muito honrado", afirmou Barreto.
"Última Parada - 174" é uma ficção baseada na vida de Sandro Nascimento, que sobreviveu à chacina da Candelária, em 1993, e foi morto após seqüestrar ônibus da linha 174, na zona sul do Rio, em 2000.
"Linha de Passe" não participou porque os diretores Walter Salles e Daniela Thomas alegaram que não teriam tempo para uma campanha rumo ao Oscar.


Próximo Texto: Quem eram os outros candidatos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.