São Paulo, domingo, 18 de maio de 2008


Marina pede demissão e Minc assume ministério

Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, pediu demissão na terça-feira. Em carta ao presidente Lula, ela atribuiu a demissão a dificuldades na condução da agenda ambiental.
A ministra, cuja reputação internacional era o principal trunfo do governo na área ambiental, perdera o apoio de Lula para implementar medidas mais duras contra o desmatamento. A derrubada na Amazônia voltou a crescer em ritmo mais rápido no fim do ano passado após três anos de queda.
Lula havia entrado em choque com a ministra em diversas ocasiões. O desentendimento mais grave ocorreu no ano passado, quando o presidente e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, reclamaram da lentidão do Ibama (subordinado a Marina) para conceder licenças para as hidrelétricas do rio Madeira. Na quinta retrasada, Lula decidiu entregar a coordenação do PAS (Plano Amazônia Sustentável) ao ministro de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, alegando que Marina não tinha "isenção".
O secretário do Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, Carlos Minc, assumirá o ministério. Minc criticou a burocracia excessiva do licenciamento de obras e disse que quer mudar a lei.


Texto Anterior: Hits da web
Próximo Texto: Imagem da semana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.